
Promover o esporte é também democratizar o acesso à atividade física e fortalecer a cidadania. Ampliando o acesso a uma variedade de esportes populares, o Mountain Bike, também conhecido como MTB, chega a Rio Bonito através da Taça Brasil Mountain Bike Rio Bonito, um evento realizado pela UCI (União Internacional de Ciclismo), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), Fecierj (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro) e Governo do Estado. O evento reuniu atletas de ciclismo de todo o país, incluindo atletas olímpicos mundiais da modalidade. O evento foi realizado no final de semana dos dias 22 e 23 de março para toda a cidade.
O primeiro dia foi dedicado à modalidade Uphill, que é o ciclismo de montanha. Essa modalidade envolve colinas, montanhas ou trilhas íngremes em alta velocidade. O trajeto da prova iniciou na pista localizada próxima à sede da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, situada na Rodovia BR 101, Km 266, no bairro Praça Cruzeiro, seguindo pelo bairro Green Valley até a Rampa da Asa Delta, na Serra do Sambê. Rumo ao pódio, os ciclistas retornaram ao local da largada para concluir o percurso. Aproximadamente, o percurso teve 6,5 quilômetros, sendo 5 quilômetros de subida até a Rampa de Asa Delta.
Os ciclistas geralmente utilizam bicicletas específicas, projetadas para lidar com terrenos acidentados e íngremes, e possuem suspensões mais robustas para absorver impactos. Nessa prova, o atleta rio-bonitense Davi Machado conquistou o 2º lugar no pódio na modalidade Uphill, categoria Master. Também estiveram presentes na modalidade Sulivan Henrique, atleta que ficou em 4º lugar na modalidade XCO; Lelei, da agência Atleta, com 3º lugar na categoria XCO Master; Willian Pinheiro e outros atletas da cidade que participaram desse grande desafio.
O segundo dia de evento foi dedicado à modalidade XCO (Cross-Country Olímpico), uma das categorias mais populares e desafiadoras do ciclismo off-road, que combina resistência, habilidade técnica e estratégia. Os competidores da prova foram das categorias amador a elite, incluindo crianças, adolescentes e mulheres que desafiaram a si mesmas ao longo do percurso. A prova ocorreu na pista de treinamento, próxima à Prefeitura Municipal da cidade, e contou com a presença de Karen Olímpio, oito vezes campeã brasileira de XCO; Sabrina Oliveira, atleta da Caloi e vice-campeã brasileira de XCO de 2023 (categoria U23); Eiki Leoncio, atleta da Henrique Avancini Racing e top 23 do mundo; Ulan Bastos Galinski, atleta olímpico da Seleção Brasileira; e Wolfgang Soares, atleta e treinador da Avancini Bikes/Cannondale.
“Rio Bonito virou palco mais uma vez do esporte e acolheu o ciclismo em nossa cidade. Rio Bonito é realmente a terra do esporte”, afirmou o presidente da Fecierj, Tuché Souza. “Receber essa gama de atletas em nossa cidade é um privilégio. Isso mostra que Rio Bonito pode crescer com o esporte”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Tiago Bitesnik. “A presença de atletas ilustres e de todo o país permitiu que a economia da cidade fosse movimentada, especialmente o setor de hotelaria, que acolheu muito bem as famílias e atletas. Ficamos muito felizes”, complementou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, José Américo. O evento também foi prestigiado pelo prefeito Marcos Abrahão, pelo secretário de Comunicação, Ricardo Abrahão, e pelo secretário de Transporte, Alex Teixeira.
Texto: Aila Pinheiro
Fotos: Júnior Moraes