Em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Sociedade Musical e Dramática Rio-bonitense recebeu o prêmio Heloneida Studart de Cultura, como resultado do reconhecimento ao trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura do Estado do RJ. A sessão solene de entrega do prêmio foi realizada nessa terça-feira, dia 8 de agosto, no plenário do Palácio Tiradentes da Alerj, no centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, e do ator e diretor Juka Goulart, entre outros convidados.
De acordo com presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputada Verônica Lima, o diploma é uma maneira de continuar incentivando as manifestações culturais no estado.
“O Rio de Janeiro possui belíssimas manifestações culturais de caráter popular, feitas pelo povo que, mesmo sem muito estímulo e apoio, permanecem firmes e fortes nos trazendo felicidade. Aos que, como a Helô, dedicam suas vidas à cultura, nada mais justo que o Diploma Heloneida Studart como reconhecimento àqueles que fazem a cultura do estado do Rio de Janeiro”, exaltou a parlamentar.
Surgimento do diploma – Criado em 2009 por meio da Resolução nº 874/09, o diploma carrega o nome da escritora e ex-deputada estadual Heloneida Studart. Eleita parlamentar seis vezes, ela se destacou por sua atuação feminista. Na Casa, participou, durante a Constituinte, do chamado “lobby do batom”, para a inclusão dos direitos trabalhistas da mulher, incluindo os 120 dias de licença-maternidade. Antes de falecer, em 2007, ela foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico. Além disso, nos deixou uma série de obras literárias, como romances, ensaios, crônicas e peças teatrais.
“E é uma honra para todos nós receber essa premiação, mas nada disso seria possível sem a imensa ajuda e colaboração de inúmeras pessoas, que durante todos esses anos vêm nos apoiando nessa árdua batalha de levar a instituição de cultura mais antiga de Rio Bonito para frente”, afirmou o ator Juka Goulart.



