Com o objetivo de fortalecer as relações sociais no ambiente escolar e ampliar o olhar sobre as diferentes realidades vividas por alunos e professores, a Secretaria Municipal de Educação promove na segunda-feira (09) o Simpósio de Educação: Relações Sociais – Diálogo, Desafios e Práticas Institucionais. O evento é voltado a todos os professores da rede municipal e será realizado no Complexo Poliesportivo Bonitão.
A proposta do simpósio é fomentar conhecimentos que contribuam para a construção de um relacionamento saudável entre educadores e estudantes, a partir do aprofundamento em temas atuais e essenciais, como empreendedorismo, racismo estrutural, cultura contemporânea e diversidade social. A iniciativa busca oferecer ferramentas práticas e reflexivas que impactem diretamente a atuação em sala de aula.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Mônica Magrini, ações como essa têm um papel transformador na prática pedagógica. “Quando o profissional amplia sua compreensão sobre as realidades de vida dos alunos, a forma de ensinar também muda. Isso permite uma troca mais humana, empática e capaz de transformar realidades”, destacou.
A programação será dividida em dois turnos. Pela manhã, o credenciamento terá início às 7h30, seguido da abertura oficial e apresentações culturais. Um dos destaques é a palestra de Antônio Carlos Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae-RJ, que abordará a importância da educação empreendedora como ferramenta para estimular inovação, sustentabilidade e desenvolvimento de competências desde a educação básica.
Administrador com mestrado em Administração, Kronemberger atua há mais de 30 anos no setor educacional, é professor de MBAs nas principais escolas de negócios do país, palestrante e coautor de publicações na área de gestão e educação.
Outro momento importante da manhã será a mesa prática, que promoverá o diálogo entre os participantes, incentivando a troca de experiências e reflexões sobre os desafios institucionais enfrentados no cotidiano escolar.
No período da tarde, a programação segue com novas apresentações e a aguardada palestra de Luiza Mandela, considerada a maior referência em Letramento Racial no Brasil. Professora da rede municipal, pedagoga, psicopedagoga, escritora e pesquisadora com formação internacional pela Universidade de Harvard, Luiza abordará o letramento racial como um processo educativo fundamental para identificar e combater o racismo estrutural, promovendo atitudes antirracistas no ambiente escolar e na sociedade.
O simpósio também contará com espaço para perguntas do público, incentivando a participação ativa dos professores e fortalecendo o diálogo entre palestrantes e educadores.
Programação:
O evento objetiva reafirmar uma educação cada vez mais inclusiva, atualizada e conectada às realidades sociais, reconhecendo o papel da escola como espaço de transformação, diálogo e construção de um futuro mais justo.
Fotos: Marcelo Gomes / Banco de Dados


