Rio Bonito c0memorou a chegada da primavera, com evento que celebrou a cultura e música, num fim de semana com atrações gratuitas para todos os gostos. Do pagode raiz do Dilsinho, às sofrências do piseiro de Mari Fernandez, passando pelo melhor do pop/rock nacional de Frejat, o 1º Festival da Primavera transformou a cidade num mix de ritmos e de experiências culturais que lotou a Praça de Eventos da Mangueirinha, que reuniu nomes consagrados do cenário nacional e artistas locais, como Fernando herdeiros, com participação de Adilson Robles, grupo Mais e Mais e Júnior Antunes e Paula Brito, de 3 a 5 de outubro, com entrada gratuita.
O Festival da Primavera também celebrou a gastronomia local e os produtos turísticos do município. Visitantes tiveam a oportunidade de degustar pratos típicos da região e conhecer de perto o trabalho de produtores locais, impulsionando o turismo e a economia da região. O local contou com vários pontos para alimentação, além de muita segurança, com a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, com revista com detectores de metais na entrada do evento. O festival teve transmissão ao vivo nos canais oficiais da Prefeitura de Rio Bonito no YouTube e Facebook.
Espaço de Inclusão – O evento também contou com os serviços de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Estacionamento para PCDs (sujeito a disponibilidade de vagas); Banheiro acessível; Área sensorial; Empréstimo de abafadores; Intérpretes de LIBRAS; Pranchas de Comunicação Alternativa (PECs) e Área exclusiva para PCDs são alguns dos serviços que serão disponibilizados.
A primeira atração do festival foi Frejat, ex-Barão Vermelho, que trouxe o seu show “Frejat ao vivo”, que fez um passeio pela trajetória do artista, tendo como trilha sonora algumas das parcerias mais conhecidas com Cazuza, como “Exagerado”, “Bete Balanço”, “Malandragem” (famosa na voz de Cássia Eller), “Maior Abandonado”, “Por Que A Gente é Assim?” e “Pro Dia Nascer Feliz”. Reúne ainda outros hits, como “Por Você”, “Amor pra Recomeçar” e “Segredos” e clássicos da MPB como “Amor Meu Grande Amor”, de Ângela Rô Rô e Ana Terra. O show reuniu várias gerações de fãs do cantor, que cantaram e se divertiram ao som do melhor do rock nacional.
“Pagode Diferentão” – O segundo dia do festival teve show do cantor Dilsinho, que sobiu ao palco na noite de sábado (4) com a turnê Diferentão 2025. Conhecido por hits como Péssimo Negócio, Refém, Trovão e Diferentão, Dilsinho é referência da nova geração do pagode, acumulando mais de 3,5 bilhões de visualizações no YouTube e 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Dilsinho é um cantor, compositor e músico brasileiro de pagode, conhecido por seu estilo romântico e por ter começado sua carreira como compositor para outros artistas do gênero, como Alexandre Pires e Mumuzinho, lançando seu primeiro sucesso nacional com a canção “Maluca Pirada”. Ele ganhou fama nacional após iniciar sua carreira solo e lançar álbuns como os de sua série “Diferentão” e a música “Refém”. O show mesclou romantismo, energia e sucessos que marcaram a carreira do artista, criando uma atmosfera vibrante e envolvente para o público adulto, que cantou e embalou casais que dançaram coladinhos em vários momentos da festa.
Sucesso do Piseiro – Ultima atração do festival, a cantora Mari Fernandez, considerada uma das maiores hitmakers da atualidade, fez sua primeira apresentação em Rio Bonito, e não decepcionou. Sucesso do piseiro, a cantora, que tem apenas quatro anos de carreira, conseguiu emplacar 11 músicas simultaneamente entre as mais tocadas nas plataformas de streaming. A artista celebra os mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e a primeira turnê internacional. Seu sucesso foi consolidado com o álbum “Piseiro Sofrência” e colaborações com outros artistas, como Marcynho Sensação na música “Parada Louca”, e a criação de projetos musicais próprios como a label “Mari Sem Fim” e o projeto “Mari No Barzinho”.
Durante o show, o público cantou e dançou as coreografias de hits conhecido como “Seu Brilho Sumiu”, cantada em parceria com Israel & Rodolffo, “Não Vitalício (Nunca Mais)”, com Matheus & Kauan, e “Eu Gosto Assim”, com Gustavo Mioto, dentre outros sucessos, que fechou com chave de ouro a programação da festa.
“Tudo que tenho recebido é muito maravilhoso: ver o público cantando a minha música, muitas delas minhas composições; receber o carinho dos fãs; tocar em cidades e eventos que sempre sonhei em cantar. Tem sido a realização de um sonho, aquela sensação que estou colhendo tudo que plantei”, afirmou a cantora em entrevista depois do show.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes
Alguns momentos da 1ª Festa da Primavera: