Rio Bonito realizou a Semana da Educação Inclusiva celebra a diversidade nas escolas, promovendo o respeito, a conscientização e a valorização das diferenças entre os alunos, combatendo o preconceito e construindo um ambiente escolar mais acolhedor e democrático. O evento, alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, além de estimular a aprendizagem, a socialização e a valorização da diversidade desde a primeira infância.
De 15 a 19 de setembro, diversas ações foram realizadas, como oficinas, exposição de artes, teatro, rodas de conversa, contação de história, experiências sensoriais, oficinas sobre acessibilidade (Libras, Braille), músicas, danças, jogos inclusivos, exposição de trabalhos, e dinâmicas multissensoriais nas escolas municipais Maurício Kopke, Raulbino Pereira de Mesquita, Ângelo Longo, Astério Alves de Mendonça e Governador Roberto Silveira, para promover um ambiente escolar mais empático, democrático e com igualdade de oportunidades para todos os estudantes.
A Educação Inclusiva vai muito além de possibilitar o acesso da pessoa com deficiência à educação de qualidade. É um processo pedagógico e social que valoriza sobretudo a pluralidade, promovendo a integração de toda a sociedade, desconsiderando todo e qualquer tipo de discriminação.
“A Semana da Inclusão na escola é um período dedicado a promover a conscientização, o respeito à diversidade e a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar, combatendo o preconceito e o capacitismo. Através de atividades como palestras, oficinas, debates e ações lúdicas, a iniciativa busca criar um ambiente escolar mais acolhedor, acessível e que garanta oportunidades iguais para estudantes com deficiência, bem como para outros grupos minoritários”, explica a secretária de Educação, Mônica Magrini.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes