Com o compromisso de tornar a educação um agente de inclusão social, a prefeitura de Rio Bonito promoveu nesta terça-feira (30), o 1º Simpósio de TDAH, realizada na Igreja Assembleia de Deus Ministério Verde Vale, no bairro Nova Cidade. Com o tema “Compreendendo o TDAH: desafios e possibilidades na educação”, o evento contou com presença do vice-prefeito, Carlos Magno, da secretária da Educação, Mônica Magrini, o subsecretário Sérgio Magalhães, a Diretora do Departamento de Ensino, Agna Sillas, além de profissionais da educação, entre outros, que participaram de uma programação intensa, marcada pelo acolhimento, conhecimento científico e engajamento social.
O evento contou com a palestra: “O que é o TDAH e quais seus impactos na aprendizagem”, ministrada por Juliana Deodato, que fez uma abordagem sobre diagnóstico, mitos e verdades, panorama atual na educação. Logo em seguida foi realizada uma Mesa temática: “Redes de apoio ao estudante com TDAH”m com a participação de psicólogos, neuropsicólogos, pais/responsáveis, psicopedagogos e profissionais do Programa de Apoio Pedagógico Especializado (PROAPE).
A ação tem como foco principal no acolhimento, estratégias, ações e apoio socioemocional, além de informar, sensibilizar e capacitar a comunidade escolar sobre o TDAH, promovendo o diagnóstico precoce, o acompanhamento adequado e o combate ao estigma que ainda envolve o transtorno. Além disso, buscaram reforçar a importância da adaptação pedagógica, valorizando as diferentes formas de aprender.
Educação Inclusiva –Durante o simpósio foram realizadas diversas atividades pedagógicas e de integração nas unidades escolares, com a participação de diversos profissionais, como rodas de conversa, palestras direcionadas aos responsáveis e à equipe escolar, contação de histórias, oficinas com jogos educativos, que fortalecendo o diálogo, o acolhimento e o entendimento sobre o TDAH no ambiente escolar.
Segundo a Secretária de Educação, Mônica Magrini, a iniciativa é um passo importante para tornar a escola um espaço cada vez mais democrático e empático.
“Trabalhar a conscientização sobre o TDAH é fundamental para quebrar mitos, informar corretamente e construir relações de respeito e apoio dentro da escola. Nosso compromisso é garantir que nenhum aluno seja deixado para trás e demonstrar como educadores a real mudança que a inclusão pode fazer dentro e fora da sala de aula”, afirma a secretária.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes