A secretaria municipal de Saúde está realizando obras de recuperação e adequação em várias Estratégias Saúda da Família (ESF) do município. Ao todo, são 25 unidades de saúde que estão passando por obras de recuperação e adequação. Os locais estão recebendo as obras estão sendo padronizados e recebendo pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência), além da revitalização da fachada.
O prefeito Leandro Peixe e a secretária de Saúde, Rosane Mello Tinoco participaram da cerimônia de entrega das obras de revitalização e reabertura do ESF de Catimbau, que, juntamente com as unidades de saúde de Rio Seco e Mata, atendem os moradores da zona rural. A cerimônia de entrega das obras contou com a presença vereadores, secretários municipais, funcionários e moradores locais.
Serviços Ofertados – Cerca de 480 pessoas são atendidas mensalmente na unidade de saúde, que conta com a oferta de serviços como: atendimento médico e odontológico, pré-natal, planejamento familiar, preventivos (exames), visitas domiciliares, clínica médica, e atendimento dos programas de hipertensão e diabete (Hiperdia), tabagismo e consulta de puericultura, para crianças menores de dois anos.
Antes das obras de revitalização, o ESF de Catimbau tinha uma estrutura mínima, com recepção, sala de vacina e curativo juntas, farmácia e um banheiro. Depois das obras de reforma, a unidade de saúde ganhou Sala de vacina, Sala de curativo, Sala de odontologia, dois banheiros, sendo um com acessibilidade, rampa de acesso, além de pintura geral (interna e externa), reforma do telhado, reforma da parte hidráulica e elétrica, concretagem da área de convivência e lazer, e colocação de revestimento cerâmico, entre outras melhorias.
Equipes Multiprofissionais – Essas unidades de saúde atendem ao modelo de instalações e atendimentos implantados pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Natan Duarte