Saúde faz teste rápido e ações educativas no “Dezembro Vermelho”

Os moradores que estiveram no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, na Mangueirinha, nesta sexta-feira (13) puderam realizar gratuitamente o teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis. Essa ação, realizada pela secretaria de Saúde, faz parte da Campanha “Dezembro Vermelho”, que tem o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em primeiro de dezembro.

Serão intensificados, ao longo deste mês, a oferta de testes rápidos e a realização de eventos alusivos a campanha de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como sífilis, hepatite B e hepatite C. Várias pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer o teste.

“Acho muito importante mantermos a nossa saúde em dia. Muitas vezes ficamos nessa correria e nos esquecemos disso”, afirma a moradora do Green Valley, Olga Regina, 65, que fez o teste pela primeira vez.

Quem deve Fazer – Os testes são indicados para qualquer pessoa que se enquadre nos seguintes critérios: gestantes e seus parceiros sexuais, pessoas que realizaram relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso da camisinha, para quem já teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose e para aqueles que já compartilharam agulhas ou seringas.

Os testes  de HIV, sífilis e hepatites B e C são feitos com metodologia rápida. O procedimento consiste em uma simples picada no dedo e fica pronto em 15 minutos. A coordenadora da equipe do Programa DST/Aids, Ângela Maria Moura, disse que os testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites Virais podem ser feitos de segunda a sexta-feira, já que o Programa DST/Aids funciona das 8 às 16 horas, no Ambulatório Manoel Loyola Silva Junior (Rua Martinho de Almeida, 329), na Mangueirinha. Além de assistência médica, os usuários do programa também passam por acompanhamento psicológico

Fotos: Galileu