A Secretaria da Saúde deu início nesta quarta-feira (10), a vacinação de gestantes contra o o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. A imunização é destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, podendo ser administrada até o final da gestação. As doses da vacina já estão disponíveis no Centro Pediátrico Almir Branco, no Centro, que está administrando a vacinação. Para receber a dose desse imunizante, a gestante tem que apresentar CPF ou cartão SUS, assim como o cartão do pré-natal e carteirinha de vacinação de rotina.
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações. Portanto, vacinando-se, a gestante também estará protegendo seu bebê. Mas o que é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)? Trata-se de uma infecção viral que afeta as vias respiratórias e é responsável por diversos casos de bronquiolite e pneumonia, principalmente em crianças pequenas, idosos e em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
O VSR é bastante contagioso, espalhando-se rapidamente por meio de secreções respiratórias. Pode causar sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado, e quadros graves, como insuficiência respiratória. A infecção causada pelo VSR é uma das principais causas de hospitalização de bebês e crianças pequenas em todo o mundo.


