Criança engasgou, aluno passou mal, colega caiu no pátio… Você saberia o que fazer? Em Rio Bonito, nossos professores estão se preparando para agir com segurança e responsabilidade em situações como essas. A capacitação em primeiros socorros já começou nesta quarta-feira (30) e é fruto de uma parceria entre o SAMU e a Secretaria Municipal de Educação, com base na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018).
A lei exige que todos os profissionais da educação básica, seja de escolas públicas, privadas ou espaços de recreação infantil, estejam prontos para lidar com emergências até a chegada do atendimento especializado. E aqui no município, essa preparação já está a todo vapor!
A formação está sendo conduzida por profissionais do SAMU, que estão ensinando o passo a passo de como agir diante de acidentes, engasgos, quedas, mal súbitos e outras situações críticas. Tudo isso com foco no ambiente escolar, onde o cuidado precisa ser constante e imediato.
“É um conhecimento que salva vidas. Os professores estão abraçando essa missão com seriedade, e nós só temos a agradecer”, destaca a chefe de departamento de Ensino da Educação Municipal, Agna Sillos.
Sobre a Lei – A “Lei Lucas” (Lei nº 13.722/2018) torna obrigatório o treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, tanto para capacitação quanto para reciclagem. Em Rio Bonito, assim como em todo o Brasil, essa lei exige que esses profissionais estejam aptos a prestar os primeiros socorros em situações de emergência, seja para crianças ou adultos, e saibam como agir em casos de acidentes ou mal súbitos
A Prefeitura de Rio Bonito agradece ao SAMU pela parceria, dedicação e profissionalismo. Aos educadores, o reconhecimento por mais esse gesto de cuidado e compromisso com a vida de nossos alunos. Proteger é ensinar, e também estar preparado. Juntos, seguimos fortalecendo nossa rede de proteção nas escolas.
Texto: Aila


