Sábado é o Dia D de vacinação contra a gripe, sarampo e Covid-19

A secretaria de Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a Influenza (Gripe), Covid-19 e Sarampo neste sábado, dia 4 de junho, em várias unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas. A campanha da gripe tem como público-alvo todos os grupos prioritários, como os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias).  O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe (influenza). Já na campanha de vacinação contra o sarampo, o público-alvo são os profissionais da saúde com qualquer idade e crianças de 6 meses a menores de 4 anos.

Esse dia de vacinação contra a Covid-19 será destinada a todos os grupos prioritários, seguindo os seguintes critérios:

• Primeira dose (D1) – pessoas de 5 anos em diante;
  • Segunda dose (D2) – pessoas de 5 anos em diante;
  • Terceira dose (D3) – pessoas de 12 anos em diante;
  • Quarta dose (D4) – pessoas de 60 anos em diante.

O Dia D é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram ir a um posto de saúde. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar e a vacina têm o objetivo de evitar que isso aconteça. As doses aplicadas imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Durante a campanha contra o sarampo, será aplica uma dose da vacina tríplice viral (dose D), independentemente da situação vacinal delas contra o sarampo.

Confira a relação de locais de vacinação

• ESF do Parque Andrea
  • ESF de Nova Cidade