A Guarda Civil Municipal esteve no Colégio Mauricio Kopke nesta sexta-feira (15), para apresentar aos alunos o trabalho da “Ronda Escolar”, que é feito diariamente nas escolas municipais. A novidade foi a presença do cão que dá apoio as operações. O objetivo do programa é coibir assaltos e a venda de drogas ao redor dos colégios, evitar possíveis depredações do patrimônio público, além de garantir mais segurança para professores e alunos. O planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, que apontam os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar.
As equipes se revezam em horários diurnos nas escolas e demais órgãos públicos, e continuam com as rondas preventivas que acontecem durante a noite, com apoio dos policiais que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A ronda escolar previne a violência e garante a segurança para estudantes, professores e pais, tanto nos estabelecimentos de ensino como nos arredores.
Os cães vieram compor, de forma muito positiva, o trabalho do efetivo. Eles podem ser utilizados em operações de busca, resgate e salvamento e demais operações de socorro com apoio à Defesa Civil, além de colaborar, de forma integrada, com os órgãos de Segurança Pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social, entre outros.
“A Ronda Escolar previne a violência, dando tranqüilidade aos profissionais da área de educação, pais e alunos na certeza de um monitoramento constante da guarda municipal. Funciona nos períodos que compreendem as entradas e saídas das aulas”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Vandilson de França Farias.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


