Riobonitenses começam a aderir novos hábitos para combater o coronavírus

De pouco a pouco os riobonitenses estão entendendo a necessidade de mudarem seus hábitos, e desta forma se protegerem contra o coronavírus. O exemplo disso foi a visível redução de pessoas nas ruas nesta terça-feira (17), e a forma como alguns estão se cumprimentado; sem abraços, beijos ou apertos de mão. A Guarda Municipal tem orientado a população na mudança de comportamento, mas  em alguns lugares, como por exemplo, nas agências bancárias, a grande quantidade de correntistas que tem tentado adiantar suas obrigações financeiras, tem provocado cenários de aglomeração. As autoridades recomendam que a distância entre as pessoas nas filas, por exemplo, deve ser de, pelo menos, um metro e se possível, evitar ir ao banco nos horários de pico, cenário bem diferente do que pode ser visto em uma agência bancária, nesta terça-feira (17).

A receptividade da população riobonitense tem sido boa, nas intervenções que já foram feitas, conta o secretario de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares. “A orientação é para que atuem toda vez que tomarem conhecimento e virem algum evento que haja aglomeração de pessoas. A partir disso, procurarão o responsável e explicarão sobre o decreto. É preciso que as pessoas entendam que estamos seguindo os decretos Estadual e Municipal para preservar a vida de todos”, esclarece o secretário.

No descumprimento da intervenção da Guarda, Márcio explica que a pessoa pode ser levada para a Delegacia. “Se insistirem e desobedecerem a ordem de interromper a comemoração, ou algo do tipo, o responsável pode ser levado coercitivamente (obrigado a ir) para a Delegacia e responder por crime contra a saúde pública”, informa Márcio.

Foto: Rogério Rodrigues

Texto: Lívia Louzada