
Evento vai reunir canções autorais de artistas de várias partes do país, com Brasília e Rio Grande do Sul.
Um dos mais importantes festivais da região retorna ao município de cara nova. O Festival da Canção de Rio Bonito – Prêmio Gatão de Música Autoral, acontece no dia 16 de setembro, encerrando a Feira Literário de Rio Bonito (FLIRB), na Praça Fonseca Portela, a partir das 20 horas. O evento está sendo muito esperado pela classe artista da região, já que não é realizado desde 2014. A intenção do evento é incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, compositores intérpretes da canção do município, além de promover o intercâmbio artístico-cultural.
A organização do festival recebeu mais de 400 canções autorais e inéditas de músicos de várias partes do Brasil. Dentre elas, 26 foram selecionadas para disputar a finalíssima do evento, que vai contar com a participação de artistas de Canoas (Rio Grande do Sul), Brasília, Carapebus, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Itaboraí, Niterói, Nova Iguaçu e Rio Bonito. Serão distribuídos cerca de R$ 7 mil em prêmios para os melhores compositores e suas músicas autorais.

Homenageado – O Festiva da Canção de Rio Bonito – Prêmio Gatão de Música Autoral homenageia um dos artistas mais respeitados e conhecidos da cidade: Sidney Nascimento da Silva, o Gatão. O festival retorna para o calendário de eventos da cidade e pretende movimentar a classe artística e musical da região. O Festival, que tem o apoio da prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, e é promovido pela gravadora BPlay Music.
O Big Cat – Sidney Nascimento da Silva, o Gatão, nasceu em 16 de junho de 1956, filho do lanterneiro Januário José da Silva Júnior e da funcionária pública do Estado, Dinair Nascimento da Silva. Morador do bairro Serra do Sambê, iniciou carreira musical na década de 60, com intensa atividade musical nas décadas seguintes, até final dos anos 80 e 90. No final da década de 80, Gatão ganhou um Show de Calouros no Programa do Chacrinha, apresentado no Motorista Futebol Clube. O fato ficou marcado na história da cidade. Viajou por várias cidades e estados do Brasil tocando em bailes que faziam muito sucesso na época.