Rio Bonito sediou mais uma edição do Humaníadas, Jogos das Universidades de Humanas do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a secretaria de Esporte e Lazer. Os jogos, que foram abertos ao público, aconteceram de 8 a 11 de junho em diversos clubes da cidade, como Rio Bonito A.C., E.C Fluminense, C.P Bonitão, além do Colégio Rio Bonito. Cerca de 1000 atletas participaram das competições nas modalidades de Futsal, Fut7, Basquete, Vôlei, Handebol, Cabo de Guerra e Cheerleading.
Os jogos foram disputados pelos alunos dos cursos de História, Turismo, Hotelaria, Segurança Pública, Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de Relações Internacionais, Psicologia, Turismo, Ciências Sociais e Gestão Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Biblioteconomia e Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e dos cursos de Relações Internacionais e Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Economia – Para o secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, o balanço do evento também foi positivo para a cidade no fomento ao esporte, mas também a economia e ao turismo.
“Por ser um feriadão, as pessoas comumente procuram um lugar para descansar e passear e acabam saindo da cidade, e o comércio acaba esvaziando naturalmente. O evento nesse feriado veio para preencher essa lacuna e movimentou muito restaurantes, bares, mercados, farmácias e hotéis.
Segundo Bernardo, alguns moradores da cidade reclamaram da movimentação, mas garante que nos próximos eventos, a Secretaria trabalhará para que os pontos negativos sejam menores.
“A movimentação foge um pouco da rotina da cidade, fica uma movimentação um pouco mais intensa, e em um feriado isso acaba gerando alguns pensamentos controversos em questão de barulho, mas já estamos trabalhando para no próximo (evento) melhorar”.