
Rio Bonito sediou o 3° Encontro Regional de Ouvidorias Municipais, realizado nesta quinta-feira (5), no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura de Rio Bonito, na Praça Cruzeiro. O evento contou com a presença da presidente Nacional da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Adriana Alvin, além de representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e de oito municípios da região metropolitana, como Niteroi, Tanguá, Macaé, além de secretários municipais, como Marcos Abrahão Filho (Governo), Vinicius Carvalho (Administração), entre outros. O encontro tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional das Ouvidorias, além de incentivar o debate sobre participação cidadã, direitos sociais e eficiência administrativa.
Organizado com o apoio da Ouvidoria Geral do Município de Rio Bonito, certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), o evento pretende amplia a visibilidade e o alcance das Ouvidorias como canais legítimos de escuta da população. Além disso, debateu assuntos relacionados a Análise e aprimoramento de políticas públicas; Fomento à participação popular; Defesa do consumidor, cidadania e meio ambiente; Ampliação da escuta ativa e da transparência nos serviços públicos e Melhoria da eficiência do Estado, que serão retomados, à nível nacional, durante um congresso nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em São Paulo, alusivo aos 30 anos da ABO, comemorados esse ano.
Canal de Comunicação – O prefeito Marcos Abrahão, que participou da abertura do evento, falou que a ouvidoria é um canal importante para a participação da população na administração pública.
“A Ouvidoria desempenha um papel crucial para a prefeitura, agindo como um canal de comunicação e participação social entre o cidadão e a administração pública. Ela permite que a população se manifeste sobre diversos assuntos, desde elogios a críticas e denúncias, e contribui para a melhoria dos serviços públicos e da gestão municipal”, explicou o prefeito.
Segundo o Ouvidor Geral do Município, Paulo César Rodrigues, a proposta é também estimular a criação de novas Ouvidorias e qualificar os profissionais que atuam como Ouvidores/Ombudsman, tanto na administração pública quanto em empresas privadas.
“Esse evento vai certificando e estimulando a criação de novas ouvidorias, ampliando e melhorando esse trabalho do instituto das ouvidorias, no trabalho de atendimento ao cidadão”, afirma o Ouvidor.
O evento reforça o papel das Ouvidorias como instrumentos de escuta ativa, diálogo social e melhoria da gestão pública.
“São nos municípios que as coisas acontecem e onde estão as pessoas e suas demandas pessoais e coletivas. Por isso, a importância dos trabalhos das ouvidorias para aproximar o cidadão das políticas públicas. E é um orgulho muito grande certificar que em Rio Bonito esse trabalho deu certo”, garante
presidente Nacional da ABO, Adriana Alvim, que palestrou durante o evento sobre “A Ouvidoria estratégica e a participação social: compromisso com a competência técnica e humanização para a melhoria dos serviços públicos.”

O Encontro Regional de Ouvidoria Municipais teve o foco especial em profissionais da área pública, representantes de conselhos, entidades da sociedade civil, acadêmicos e demais interessados em temas ligados à governança, transparência e cidadania. O encontro contou com várias palestras, e teve a participação de Sidney de Souza Moraes (Controlador Municipal), que falou sobre o tema: Fofoca do Bem: Como a Ouvidoria Conta e a Controladoria Confirma!; Edson Vimona (presidente do Conselho Deliberativo da ABO, que falou sobre os “30 anos da Associação Brasileira de Ouvidores”, e Paulo Cesar Rodrigues (Ouvidor Municipal), que palestrou sobre “Os desafios da Ouvidoria Pública e a importância do Observatório da Lei 13.460/17”, entre outros.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes