Representantes de diversos segmentos da sociedade civil participaram da Oficina de Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Sambê, realizada nesta terça-feira (27) no Centro Administrativo da Prefeitura, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. O consórcio, formado pelas empresas Profill Engenharia e Ambiente e Fato Pesquisa, foi contratado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) para a elaboração de sete Planos de Manejo de Unidades de Conservação Municipais, incluindo a APA Serra do Sambê, em Rio Bonito.
O encontro teve como objetivo discutir e construir de forma participativa o plano de gestão da unidade de conservação, envolvendo comunidade, especialistas e órgãos ambientais. Esse documento irá estabelecer regras de uso, zoneamento e diretrizes para gestão dos recursos naturais, visando conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento sustentável.
Uso Sustentável – O Plano de Manejo é o principal instrumento de planejamento e gestão das Unidades de Conservação (UCs), estabelecendo diretrizes para a preservação dos atributos ambientais e o uso sustentável dessas áreas, em consonância com seus objetivos de criação. Trata-se de um instrumento essencial para orientar a gestão territorial de forma integrada, técnica e participativa, assegurando maior efetividade na proteção das áreas naturais.
As oficinas do Plano de Manejo de APAs são etapas essenciais na gestão dessas unidades de conservação, e a participação da sociedade civil é um componente obrigatório e fundamental. O propósito principal desses encontros é garantir que o planejamento seja construído de forma colaborativa, reunindo percepções, sugestões e demandas que contribuem para um documento técnico mais completo e representativo.Todas as etapas do processo de elaboração do Plano de Manejo são públicas, com reuniões abertas à comunidade, reforçando a transparência das ações de gestão ambiental.
APA Serra do Sambê – Criada em maio de 2010, a APA Serra do Sambê tem como objetivo proteger e conservar os mananciais da bacia do Rio Caceribu, regular o uso dos recursos hídricos e orientar o parcelamento do solo, garantindo o uso racional dos recursos naturais. A área também preserva remanescentes de Mata Atlântica e o patrimônio ambiental e cultural da região. A unidade é supervisionada, administrada e fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com órgãos federais, estaduais e entidades não governamentais. Além da APA Municipal Serra do Sambê, Rio Bonito conta ainda com outros parques municipais naturais.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


