A prefeitura de Rio Bonito e a Emater-Rio realizam o Segundo Agrofrutas, com foco na fruticultura, principalmente ao cultivo de frutas agroecológicas, voltadas para a agroindústria familiar, e vai reunir produtores rurais de banana, caqui, jaca, mamão, manga e cajá da região. O evento acontece no dia 29 de setembro, na secretaria municipal de Agricultura, localizada na Rodovia BR 101, Km 266, na Praça Cruzeiro (prédio da Antiga Pestalozzi). Os interessados podem obter informações e se inscrever pelo telefone: 21 98840-1534/21 99730-3807 (WhatsApp) ou pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpAI-RUAWJ9wIIwuxyfsJ1CCoNyBJX1GfzEsVteUVODPq0hw/viewform
A fruticultura é o ramo da agricultura que se dedica ao cultivo de frutas, tanto para o consumo fresco como para a produção de sucos, compotas, geleias e outros produtos alimentícios. É uma atividade importante em muitas regiões do mundo, pois contribui para a produção de alimentos, a geração de empregos e a economia local. Além disso, a fruticultura não envolve apenas o plantio e a colheita das frutas, como também o manejo dos pomares, o controle de pragas e doenças, a irrigação e a fertilização do solo.
Durante o Agrofrutas serão abordados temas como o manejo da cultura da banana — incluindo adubação, controle de pragas e doenças, uso de variedades resistentes e estratégias de comercialização —, além do potencial do caqui como uma alternativa lucrativa. Também serão discutidas práticas eficazes para o controle das moscas-das-frutas.
Confira a programação do evento:
8h às 9h – Chegada e inscrição.
9h às 10h – Abertura oficial.
10h às 11h – Tema: “Frutas agroecológicas para a agroindústria familiar” – Palestrante: Paulo Cezar Soares da Silva – Técnico em Agropecuária, Extensionista Rural da Emater Rio em Rio Bonito e Biólogo.
11h às 12h – Tema: “Cultivo de banana e seus tratos culturais, incluindo adubação, monitoramento de pragas e doenças, uso de variedades resistentes e comercialização” – Palestrante: Alciro Lemão Lazzarini – Licenciado em Ciências Agrícolas, Especialista em Fruticultura, Mestre em Agronomia (Produção Vegetal), Extensionista e Coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural – Litoral Sul do Incaper.
12h às 13h – Horário de almoço.
13h às 14h – Tema: “Potencial da cultura do caqui como alternativa lucrativa” – Palestrante: Alexandre Jacintho Teixeira – Engenheiro Agrônomo, Extensionista Rural da Emater Rio e Gerente Técnico Regional da Região Serrana.
14h às 15h – Tema: “Como controlar as moscas das frutas” – Palestrante: Jorge Ferreira de Souza – Engenheiro Agrônomo da Emater Rio, Mestre em Fitotecnia e Supervisor Local em Araruama.
15h às 15:30h – Encerramento.
Texto: Denilson Santos


