
A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realiza nesta quinta-feira (24), o Fórum Virtual de Economia Solidária. A luta pelo direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável é a bandeira que unifica os segmentos envolvidos com a economia solidária. Serão três encontros online durante esse processo de mobilização popular, que inclui a participação de lideranças e trabalhadores do município durante a reunião virtual. O primeiro acontece nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, às 14 horas. Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/uvj-oppk-ood.
As cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e pequenos e médios produtores de alimentos orgânicos, são alguns exemplos de empreendimentos de economia solidária. Adotar um modelo de economia solidária, portanto, implica em valorizar ações de colaboração, solidariedade e coletividade, permitindo que as relações entre pessoas e empresas possam ser mais justas do ponto de vista social e sustentáveis pelo lado econômico e ambiental.
Na economia solidária, a figura do patrão é substituída por grupos. E o objetivo final não é trabalhar exaustivamente e ganhar muito dinheiro, mas adotar um modelo em que todos os envolvidos colaborem para dividir igualmente os lucros gerados.
Texto: Denilson Santos