A secretaria de Trabalho Desenvolvimento Econômico organizou um encontro “Café com os Empresários”, para apresentação do programa de Estágio para Jovens, em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE). Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira (15) na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Rio Bonito, foram abordados vários assuntos, entre eles o programa de estágio, benefícios para as empresas, além de incentivos fiscais, entre outros. Empresário, comerciantes, secretários municipais, vereadores,
Durante o “Café com Empresários”, Superintendente do CIEE, Luiz Coppola, falou sobre a capacitação dos jovens do município. Ele afirmou que o CIEE mantém um polo na cidade, localizado no Opportunity Center, no Centro, e atualmente atende a 100 jovens, entre 14 e 24 anos. Com base no potencial econômico da região, foram selecionados os seguintes cursos: arco administrativo; arco alimentação; arco atacado e varejo; asseio e conservação; auxiliar de logística; auxiliar de produção; indústria da carne: múltiplas ocupações; serviços de turismo e hotelaria e serviços de atendimento em postos de combustíveis (frentista).
“Com apoio de todos vocês, o polo pode superar esse número, já tem potencial para atender mais 300 jovens e gerar oportunidade de trabalho e renda para muitas famílias da região”, afirmou.
Primeiro Emprego – A ideia da prefeitura de Rio Bonito é criar programas de estágio e de primeiro emprego, oferecendo cursos profissionalizantes e vagas para jovens em empresas e órgãos públicos, visando qualificar a mão de obra local e fortalecer a economia, seguindo diretrizes da Lei do Jovem Aprendiz, beneficiando tanto os jovens quanto os empresários da região.
“Estamos lançando esse programa, juntamente com o CIEE, com objetivo de trazermos esses jovens, dando oportunidades de qualificação e acesso ao primeiro emprego. Com a realização desses cursos, automaticamente esses jovens são inseridos no mercado de trabalho. Isso vai trazer um ganho, não só para os empresários, mas principalmente para os jovens que estão em busca do primeiro emprego”, garante o prefeito Marcos Abrahão.
Benefícios para as empresas – As empresas tem vários benefícios ao aderirem ao programa, como recolhimento de apenas 2% de FGTS (redução de 75% da contribuição normal); Dispensa do aviso prévio remunerado; Isenção de multa contratual rescisória; Contribuição para o recrutamento e a formação de futuros profissionais da empresa, propiciando a renovação do quadro de colaboradores com novos talentos que contribuam com o ambiente corporativo, além de Certificação ao termino do contrato.
Para fazer parte do projeto, tanto empresários como jovens, devem entrar em contato com o CIEE, através do site: https://portal.ciee.org.br/, ou presencialmente no polo do Centro de Integração, localizado no Opportunity Center, no Centro da cidade.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


