
Os donos de cães e gatos de Rio Bonito e cidades vizinhas poderão castrar seus animais totalmente de graça. Já está em andamento o programa que oferece castrações gratuitas para cães e gatos para os moradores da cidade. O RJPET, realizado em parceria entre a prefeitura de Rio Bonito e o Governo do Estado, através da Subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que custeia os procedimentos em clínicas credenciadas, e disponibiliza uma castração mensal por CPF para pessoas comuns e até 8 animais para ONGs e protetores.
Para esterilizar cães, o peso mínimo deve ser de 3kg e máximo de 25kg. Já para gatos não há limite de peso. Em Rio Bonito, o Centro Veterinário Saúde Única (CVSU), localizado na Avenida Liane Klensorgen Bernardo Soares, nº 1.800, no Grenn Valley, foi credenciada para fazer a castração dos animais.
Quem estiver com dificuldades para ter acesso ao serviço, podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Sala do Empreendedor na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), pois a prefeitura disponibilizou dois funcionários para ajudar no cadastramento pela internet. Para agendar uma castração, basta acessar o site: rjpet.com.br, fazer o cadastro e realiza o serviço gratuitamente.
Antes de iniciar o agendamento, é preciso concordar que está ciente e concorda com os termos da castração:
- O animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro;
- O animal deverá ter no mínimo 6 meses de idade;
- O animal deverá ter no máximo 7 anos de idade;
- Animais braquicefálicos não poderão ser castrados;
- O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg;
- O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 8 horas antes da cirurgia;
- Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento;
- O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento;
- No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;
- Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas;
- Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;
- Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal;
- O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia, e caso ele julgue necessário, o animal não será castrado;
- O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia;
- O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.
O projeto de esterilização, que começou em 2021, tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas e ajudar pessoas, ONG´s e protetores independentes sem acesso a clínicas veterinárias para realização do procedimento.De acordo com a veterinária da secretaria municipal de Agricultura,Renata Brandão, o procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas.
“Somente através da castração podemos diminuir o número de animais nas ruas, evitando nascimentos não planejados. Essa também é uma causa de saúde pública, pois ajuda a controlar o número de zoonoses”, ressalta a veterinária.