O prefeito Leandro Peixe participou do lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio, realizada no Governo do Estado, na quinta-feira (19), que beneficiará os 92 municípios fluminenses com a limpeza e o desassoreamento de seus rios e canais, onde serão investidos cerca de R$ 250 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Desde o início do programa no município, no primeiro semestre de 2021, os principais rios da cidade foram atendidos, beneficiando uma extensão de aproximadamente 15 quilômetros distribuídos entre os três distritos (Centro, Basílio e Boa Esperança).
Atualmente, as máquinas do programa estão no bairro Paineiras, fazendo a limpeza e interligação das intervenções que foram feitas nos bairros Morada do Sol e BNH, com o Rio Bonito, na Mangueirinha. Nos últimos dois anos, a prefeitura de Rio Bonito vem realizando obras, de forma contínua, de desassoreamento e dragagem de rios e canais da cidade, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
O serviço limpeza e desassoreamento já passou pelos bairros Bela Vista (Centro), Colina da Primavera, Mangueira, Rio Vermelho, Basílio, Parque das Acácias, Cambucás, Green Valley e Centro. Essa frente de trabalho também passou pelo Segundo Distrito para desobstruir o canal que corta o Parque Andreia, e reduzir as chances de transbordamento que há tempos afetava uma grande parcela da população residente naquele bairro. Essas ações já promoveram os serviços de manutenção e limpeza de mais de 15 km de leitos e margens de rios e canais, com desassoreamento e requalificação das margens, prevenindo a proliferação de vetores e riscos de inundações, beneficiando diretamente a população do município.
A iniciativa vai mitigar as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos, o que acontece principalmente no período chuvoso, proporcionando melhoria da qualidade de vida para a população.
“A dragagem e limpeza de rios é uma ação para minimizar os efeitos das chuvas e evitar a possibilidade de enchentes na cidade. Mas é importante que a população faça sua parte e não despeje lixo e entulhos em qualquer lugar, principalmente nas beiras dos rios”, afirma o prefeito Leandro Peixe.
Cidades Beneficiadas – Criado em 2007, o Programa Limpa Rio tem por finalidade fazer a limpeza e manutenção dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Rio Bonito, conta com equipamentos especializados e mão de obra qualificada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios.
Só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de trecho de 183 quilômetros desses corpos hídricos. As disciplinas retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.