A piscicultura é uma das atividades que vem ganhando incentivo pela prefeitura de Rio Bonito, como fonte de renda complementar. A produção de tilápia é uma alternativa lucrativa para pequenos produtores e comerciantes locais. Pensando em ampliar as oportunidades de emprego e renda no município, uma equipe da secretaria de Agricultura esteve em Sampaio Correia (Saquarema) visitando a PesKado, uma empresa familiar, especializada em cultivo de peixes de água doce. O objetivo da visita, que contou com a participação do secretário de Agricultura, Eduardo Soares Marmo, que foi acompanhado da equipe de técnicos da SEMAG, foi de buscar uma parceria para alavancar a piscicultura no município.
A piscicultura é a produção de peixes em ambientes controlados. É uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil, desenvolvida em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tanques-rede. A intenção da prefeitura de Rio Bonito é tornar a piscicultura uma alternativa lucrativa para pequenos produtores e comerciantes locais. Para isso, vai continuar promovendo cursos e palestras ligados ao manejo e comercialização de peixe. Também pretende construir Unidade de Beneficiamento de Pescado. A produção de tilápia é um comércio muito favorável para os pequenos e médios produtores, por conta do seu valor de mercado.
“Investir na piscicultura, principalmente na produção de tilápia, pode ser uma alternativa lucrativa para pequenos produtores e comerciantes locais. Por isso visitamos a PesKado para buscar uma parceria, com o objetivo de orientar e incentivar o fortalecimento do setor em Rio Bonito”, afirma o secretário de Agricultura.
Texto: Denilson Santos