A prefeitura de Rio Bonito inaugurou nessa terça-feira (18), os dois Laboratórios de Iniciação Científica “Intramuros”, construídos em parceria com o Governo do Estado, que funcionam nas escolas municipais Doutor Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, e Posse, no Sambê. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação no município, que disponibilizou duas áreas na cidade para a construção dos laboratórios.
Os laboratórios intramuros têm a capacidade de atender até 35 crianças por hora, com idade entre 8 e 12 anos, promovendo o primeiro contato prático de alunos do ensino fundamental com a área tecnológica orientada, e são direcionados a aulas de ciências, física, química e biologia para jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
O projeto permite aos estudantes do Ensino Fundamental o primeiro contato prático com a área tecnológica orientada. É um passo importante para as crianças do município poderem desde cedo despertarem as suas vocações profissionais”, afirma o prefeito Leandro Peixe.
Dois Laboratórios – Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, a interiorização da Faetec e a implantação dos cursos profissionalizantes, respeitando a vocação natural de cada cidade, são prioridades para o Governo do Estado. São cursos de capacitação que tem o objetivo de formar os jovens para o mercado de trabalho.
“O prefeito nos procurou com essa demanda de trazer a Faetec para Rio Bonito. E junto com a unidade de ensino, também inauguramos dois laboratórios de iniciação Científica, no ramo de inovação. Além disso, vamos colocar internet gratuita para o cidadão”, garante o secretário.
Várias autoridades estiveram presentes na inauguração, como o prefeito de Rio Bonito, Leandro Pereira Neto, a presidente da Faetec, Caroline Alves, a secretária municipal de Educação, Hingsley Tolentino, além do vice-presidente da Faetec, Sergio Costenplate, entre outros.
Texto: Denilson Santos