Rio Bonito iniciou a implementação do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, com visita técnica realizada nesta sexta-feira (29). Carla Miyuki, referência regionalizada do Mais Médicos e Mais Médicos Especialistas (PMM/PMM-E), percorreu unidades de saúde que irão receber os profissionais do programa federal. O município foi contemplado no 41º ciclo do PMM com a chegada de 14 profissionais que atuarão em Rio Bonito nos próximos 4 anos.
O Mais Médicos é uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento da Atenção Básica à Saúde (APS) visando ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, reduzir desigualdades regionais na oferta de médicose qualificar a atenção prestada no Sistema Único de Saúde (SUS).
A representante do programa federal, Carla Miyuki, também se reuniu com a secretária de Saúde, Cintia Fernanda, e profissionais do setor no Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, onde foram discutidas estratégias que garantam a correta implementação do PMM, assegurando que todas as ações estejam em conformidade com as normativas vigentes.
Atenção Básica – O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal, com apoio de estados e municípios, para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família – ESF do País, porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde da população são resolvidos.
A Atenção Primária à Saúde – APS é reconhecida por melhorar os resultados de saúde de forma mais justa. Estudos mostram que países que investem fortemente na APS tendem a ter uma população com melhores condições de saúde, mais equidade, menos internações desnecessárias e, por isso, um crescimento mais controlado dos gastos com saúde.
“A reestruturação da Atenção Primária, que é a porta de entrada preferencial do SUS (Sistema Único de Saúde), é prioridade na nossa gestão”, afirma a secretária de Saúde, Cintia Fernanda.
Texto: Denilson Santos


