
O prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, decretou nessa sexta-feira (01/3), situação de Emergência e Estado de Alerta Epidemiológico no município por causa da epidemia de dengue, que atinge a região. A ação visa otimizar a busca de recursos extras junto aos governos estadual e federal, além de possibilitar a ampliação das medidas de controle da doença.
As medidas, semelhantes as adotadas pelo Governo do Estado, foram tomadas devido ao alto número de notificações de casos da doença, que se mantém em crescimento por mais de quatro semanas consecutivamente no município, onde a incidência da doença está em mais de 533 casos por 100 mil habitantes, caracterizando uma epidemia de dengue. Além disso, o atual quadro de superlotação das unidades ambulatoriais públicas e privadas também motivaram a adoção dessas de proteção coletiva.
Dentre as medidas que serão adotadas durante a “Situação de Emergência e Alerta” está a implantação de um plano de contingência, com a promoção de ações articuladas entre os órgãos, que ficará a cargo da secretaria municipal de Saúde, para combater a doença e que prevê uma série de medidas, como ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas de prevenção das arboviroses urbanas.
Texto: Denilson Santos