A prefeitura de Rio Bonito desde que implantou o programa de castração gratuita de cães e gatos, em parceria com o Governo do Estado, através da Subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET) já beneficiou diversos animais de moradores do município. O projeto de esterilização, que começou em 2021, neste sábado (4) realiza o milésimo procedimento de castração na cidade. Um dos principais objetivos é diminuir o número de animais abandonados nas ruas e ajudar pessoas, ONG´s e protetores independentes sem acesso a clínicas veterinárias para realização do procedimento.
De acordo com a veterinária da secretaria municipal de Agricultura, Renata Brandão, os procedimentos acontecem em clínicas credenciadas e disponibiliza uma castração mensal por CPF para pessoas comuns e até 8 animais para ONGs e protetores. Em Rio Bonito, na hora do cadastro, procure pela Clínica Veterinária Saúde Única (CVSU), localizada no bairro Green Valley. Para realizar o cadastro basta acessar o site rjpet.com.br, para pessoa física, e o rjpet@agricultura.rj.gov.br, para os protetores.
Quem estiver com dificuldades para acessar o serviço, deve comparecer na Sala do Empreendedor na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para receber auxílio de funcionários da Prefeitura no cadastramento pela internet direto no site do RJPET.
Pet castrado tem mais saúde e longevidade – Além de evitar graves doenças como câncer de mama, câncer de próstata e piometra, castrar o pet evita também problemas comportamentais, e ainda ajuda a minimizar o alto índice de animais de rua, em consequência de crias indesejadas e a reduzir o contagio de doenças como zoonoses.
Texto: Denilson Santos


