Para uns é “magrela”, para outros, “bike”, e há até quem chame de “camelo”. Independentemente do nome, a bicicleta, um meio de transporte simples, sustentável e barato, é celebrado nesta segunda-feira (3), o Dia Mundial da Bicicleta. A Prefeitura de Rio Bonito, reconhecendo a importância do incentivo a este modal de transporte, investe em diversas frentes para garantir a presença dos ciclistas na cidade, indo desde a ampliação da malha cicloviária, até campanhas e ações educativas para e com os cidadãos que andam de bicicleta.
A turma do pedal utiliza diariamente a ciclovia da Avenida Manuel Duarte, na Bela Vista, como opção de lazer. Nova pintura das faixas de sinalização e revitalização entre o viaduto que dá acesso ao bairro Rio do Ouro e o Centro da cidade, num trecho de aproximadamente 1,5 quilômetros de extensão, deu mais segurança para ciclistas e pedestres que circulam pelo local.
Educação no trânsito – A campanha educativa mais recente voltada à segurança do ciclista da cidade aconteceu durante o Maio Amarelo e segue em curso até o fim de 2024. O foco está em ações com os motoristas de diversos veículos que são abordados pelas equipes, que falam sobre a importância de respeitar o ciclista e o espaço destinado a ele. Essa atividade educativa foi ampliada para essa data em que é celebrado o Dia Mundial do Ciclista e serve de alerta quanto ao papel e à importância de cada um no compartilhamento das vias da cidade.
Mobilidade – O prefeito, que é ciclista, explicou que a tendência hoje em dia nas grandes cidades é o investimento em transportes alternativos. Segundo ele, todas as cidades estão fugindo da utilização do carro e abrindo novas fronteiras em termos de mobilidade urbana. A bicicleta é uma das maneiras encontradas pelas pessoas para se locomoverem, dados seu baixo custo, praticidade e o fato de ser um meio de transporte ecologicamente correto.
“Esta tendência tem crescido em Rio Bonito e a Prefeitura vem investindo na expansão dos locais para atender à demanda dos cidadãos que aderiram à bicicleta como meio de transporte no dia a dia. A ideia é que o corredor entre a Bela Vista e a Via Verde, seja interligado pela ciclovia”, explica o prefeito.
Texto: Denilson Santos