A prefeitura de Rio Bonito está em estado de alerta com a chegada do verão e com as fortes chuvas que aumentam a necessidade do Poder Público de potencializar ações e a capacidade de resposta às situações críticas e de risco iminente. Durante o ano de 2022, os secretários municipais vêm fazendo atualizações do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, levando em conta experiências com calamidades que aconteceram em anos anteriores. O Plano, assinado pelo prefeito Leandro Peixe, estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos em resposta às emergências e desastres naturais causados por chuvas intensas no município.
É o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, de alerta e alarme, assim como ações de preparação e resposta ao evento adverso. As ações são relacionadas ao monitoramento, alerta, socorro e ajuda humanitária, entre outros.
Ações Integradas – Em abril do ano passado, o município sofreu com as fortes chuvas que passaram de 200 milímetros/hora, causando inundações e deslizamentos nas localidades de Vertentes, Jacundá, Parque Andrea, Bambu e Nova Cidade, no Segundo Distrito. Uma das primeiras medidas que foram tomadas naquele momento foi colocar em prática o Plano de Contingência da Defesa Civil, gerenciado por um grupo de diversas secretarias, dando respostas as demandas da população.
As medidas integradas foram fundamentais para que as 125 famílias, entre desabrigados e desalojadas, atingidas diretamente pelo desastre fossem acolhidas e, rapidamente, recebessem os atendimentos necessários, como cuidados médicos, alimentação, atendimento psicológico, medicamentos e cuidados veterinários para os seus pets, entre outras soluções que constam no Plano de Contingência.
“O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de Rio estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta em eventos relacionados a estes desastres naturais, recomendando e padronizando os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes”, afirma o prefeito Leandro Peixe.
Alerta via SMS – O município também disponibiliza outros mecanismos de prevenção, como a instalação de Aparelhos meteorológicos (Pluviômetros) que são usados para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local, além de envio de mensagem de texto de celulares (SMS) em tempo real, contendo Informações sobre desastres naturais, como a proximidade de ventos fortes, tempestades, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terras, entre outros. Para receber os avisos, basta o morador enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Ronald Muniz