
Rio Bonito foi um dos municípios beneficiados com o recebimento do “Bibliocard”, cartão com R$10 mil em crédito, para as bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB), durante a 22ª edição da Bienal do Livro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, na sexta-feira (13). A iniciativa tem o objetivo de melhorar e ampliar o acervo desses equipamentos culturais. Ao todo, 67 municípios foram contemplados, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e os valores devem ser destinados apenas para a compra de livros dentro da própria Bienal. No município, a Biblioteca Municipal Celso Peçanha, na Praça Fonseca Portela, no Centro, deve ser o destino dos novos livros.
A cerimônia de entrega dos vouchers contou com a presença do deputado federal Áureo Ribeiro, representante da Comissão de Cultura na Câmara Federal; do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; além dos secretários municipais Ricardo Abrahão (Comunicação Social), Ricardo Leite (Cultura), que recebeu o “Bibliocard”, ao lado do subsecretário de Cultura, Juca Goulart.
O conjunto de ações integra a campanha “Do Rio ao RJ”, promovida pela Sececrj em comemoração ao título “Capital Mundial do Livro” recebido pelo Rio de Janeiro neste ano.
“O título de Capital Mundial do Livro é um reconhecimento internacional da força criativa e literária do Rio. Temos atuado para ampliar o acesso à cultura de forma democrática, chegando a todos os territórios, não só na capital, mas também no interior. Investir na cultura e, especialmente na literatura, é investir no futuro”, declarou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Pacote de editais – O pacote de editais “Literatura do Rio ao RJ”, promovido pela Sececrj, também contemplará as seguintes linhas: produção literária, projetos artísticos a partir de obras literárias, feiras literárias e projetos de formação, contação de histórias e manutenção de espaços literários.
Sobre a Bienal – A 22ª edição da Bienal do Livro traz neste ano o conceito de Book Park, que promete movimentar ainda mais o evento. E o livro, é claro, permanece como protagonista desse parque de diversões literário.
Texto: Denilson Santos
Fotos: João Mattos