As propostas debatidas e eleitas durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Serramar, realizada nas dependências da secretaria municipal de Agricultura de Rio Bonito, nesta quarta-feira (26), serão apresentadas durante a etapa estadual da conferência, que acontece no dia 16 de dezembro. O processo marca um momento importante de mobilização social em todo o país, reunindo agricultores e agricultoras familiares, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva de propostas para o futuro do campo, das águas e das florestas. Cada estado é responsável pela organização, cronograma e formato de sua etapa, garantindo que as realidades locais estejam no centro do debate.
Durante a etapa municipal, realizada em Rio Bonito, foram discutidos temas como acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas.
“É um processo participativo que fortalece a cidadania e o diálogo entre governo e sociedade”, explica o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Marmo.
Ao final das etapas estaduais, um documento nacional de propostas será sistematizado e debatido na etapa nacional da 3ª CNDRSS, marcada para ocorrer em março de 2026. O objetivo é subsidiar a formulação e o aprimoramento de novas políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, com base nas demandas e contribuições apresentadas em cada território.
Participem também da Etapa Digital, fazendo propostas pela internet, a qualquer hora, de qualquer lugar do país. As 20 propostas mais votadas terão suas autoras e autores eleitos delegados nacionais – com vaga garantida no evento final, em Brasília. Acesse: www.gov.br/cndrss3
Confira as propostas elaboradas durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Serramar e o delegados e suplentes que foram eleitos:
Desenvolvido por EmbedPress


