A prefeitura de Rio Bonito organizou o I Ciclo de Capacitação em Neurodesenvolvimento Infantil, realizado nos dias 14, 18 e 20 de julho, na Sala de Convivência da secretaria de Promoção Social, que funciona no prédio do antigo fórum, e reuniu profissionais que atuam nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Reabilitação, Residências Terapêuticas, Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), e do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). A formação teve o intuito de proporcionar um momento para estudo e debates acerca da saúde, educação e assistência social para inclusão e o desenvolvimento integral do individuo.
A capacitação contou com a presença da secretária de Promoção Social, Lilian Antunes, da doutora em neurociência, Bianca Fonseca, da bióloga e neuropsicopedagoga do Espaço Supperar e Praticando, Giselli Domiciano, além da Coordenadora e Diretora da Clinica- Escola de Autismo (CEA) de São Gonçalo, Mônica Lacerda e Verônica Sá, respectivamente. Temas como “Psicomotricidade – Protocolos de Avaliação de Transtorno do Neurodesenvolvimento Infantil”, “Influência dos alimentos no cérebro e no comportamento humano” e Método ABA, entre outros, foram debatidos.
A Patologia – A mudança orgânica, física e corporal de um bebê, criança, adolescente e adultos faz parte de um estágio natural do desenvolvimento do ser humano, entretanto, em algumas circunstâncias e por motivos patológicos algumas crianças não desencadeiam alguns desses processos do neurodesenvolvimento infantil. Os transtornos começam a ser notados no início do desenvolvimento intelectual, ao ingressar a escola e que acabam desta forma, acarretando prejuízos que variam de limitações globais até transtornos mais específicos causando um rebaixamento nos relacionamentos interpessoais, acadêmicos e sociais, envolvendo outras crianças.
Os Transtornos de Neurodesenvolvimento Infantil mais Comum são Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. As especialistas afirmaram que esses são apenas três de muitos outros transtornos dos quais acontecem com crianças que estão no processo de neurodesenvolvimento infantil. Segundo elas, é importante ficar o mais atento possível a algumas atitudes consideradas anormais e levar a um neuropediatra, que poderá avaliar melhor os sintomas com o auxílio de exames que devem contribuir para um diagnóstico correto, trazendo orientação para o melhor tratamento da criança.
Conheça os Transtornos de Neurodesenvolvimento Infantil mais Comuns
Autismo – Segundo o Manual de Saúde Mental – DSM-5, o TEA (Transtornos do Espectro Autista), está relacionado com problemas no desenvolvimento da linguagem, em processos de comunicação, que está diretamente ligado a um relacionamento interpessoal e social da criança. Não existe uma cura para o autismo, mas o transtorno pode ser trabalhado, adequado e reabilitado para que o paciente passa a ter um convívio social mais adequado. Em questão de dúvidas, entre em contato e marque uma consulta.
TDAH – O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade atinge a região frontal e suas ligações com o restante do cérebro gerando a falta de atenção, desinteresse, impulsividade e principalmente inquietude. Como também não é uma doença, o transtorno não tem cura, mas sim um tratamento, através a princípio de uma avaliação de um neuropediatra. Em questão de dúvidas, entre em contato e marque uma consulta.
Dislexia – Caracterizada como um transtorno neurobiológico, a criança portadora tem dificuldade no reconhecimento da palavra, na decodificação da palavra e a sua soletração. Os sinais aparentes são dispersão, fraco desenvolvimento da atenção, atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem e dificuldades de aprender rimas e canções.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu