O projeto “Container do Esporte” está com inscrições abertas. Realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), em parceria com a prefeitura de Rio Bonito, através das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação, a iniciativa, que é totalmente gratuita, vai oferecer aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para até 240 crianças entre 6 e 12 anos pelos próximos três meses. Os interessados em fazer as inscrições devem procurar o contêiner estacionado no Ginásio de Esporte Marcus Vinícius de Lacerda Botelho, no Boqueirão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
O projeto busca promover, por meio do esporte, a inclusão e integração social de seus participantes ao contemplar ações que desenvolvam suas competências individuais e de toda a comunidade envolvida. Dentro de todo este processo de aprendizagem e vivência esportiva de integração, o Projeto visa complementar a formação dos seus beneficiários, promovendo o uso do esporte como ferramenta de formação plena da cidadania, melhorando assim a perspectiva da sociedade como um todo.
O projeto Container do Esporte tem um viés inovador, de transformação, com o objetivo de dar uma base concreta para os municípios seguirem apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. Além disso, a iniciativa busca capacitar profissionais de educação física locais para atuar como monitores das aulas, aproveitando a mão de obra local.
O Container do Esporte tem também um foco na sustentabilidade, com a utilização de energia limpa por meio da captação de energia eólica e solar. Desta maneira, os contêineres servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades.
Legado para o Esporte – Após Rio Bonito, o Container do Esporte seguirá para outras cidades do Estado do Rio de Janeiro até fevereiro de 2025, deixando em cada município a estrutura e o material esportivo utilizado nas atividades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada cidade atendida pela iniciativa.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos