Se no Outubro Rosa o foco foi a prevenção do câncer de mama e colo do útero, no Novembro Azul o mês é dedicado ao combate do câncer de próstata, segunda causa de morte de homens em todo Brasil. Durante o ano, os profissionais de saúde vem fazendo uma busca ativa nas empresas do município para atender os homens, a partir dos 40 anos, que têm alguma dificuldade de procurar atendimento médico. As equipes fazem esse trabalho itinerante onde os funcionários podem aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e coletar o sangue para fazer o exame de PSA. Além disso, várias Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão fazendo atendimento com horário estendido (relação em anexo).
Segundo o Coordenador do Programa do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, as pessoas que não conseguirem atendimento nas unidades de saúde durante a campanha “Novembro Azul”, pode agendar uma consulta médica através do Programa Saúde do Homem, que funciona no Centro do Coração, no bairro Mangueirinha, num horário alternativo.
Exame da próstata – Apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.
“O nosso objetivo é proporcionar uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma e percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, garante Boni.
O Programa Saúde do Homem possui uma equipe formada por médico (urologista), nutricionista e enfermeiro. Além dos atendimentos rotineiros às terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, também realiza atendimentos itinerantes nas empresas.
Segue a relação dos ESFs com atendimento estendido conforme agenda das linhas de cuidados da saúde do homem:
*11/11/25 ESF do Parque Andréia – início às 15h.
*12/11/25 ESF da Praça Cruzeiro – início às 17h.
*13/11/25 ESF do Ypê – início às 08h (roda de conversa)
*14/11/25 ESF do Sambê – inicio (grh) às 08h.
*24/11/25 ESF da Bela Vista – início às 16h.
*25/11/25 ESF do Boqueirão – início às 16h.
Texto: Denilson Santos


