 
															A secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (1) a Formação Continuada de Professores de 1º e 2° ano do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino, realizado no auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro. Com o tema: “Educação Inclusiva: da reflexão à ação a mestre em educação”, a formação contou com a palestra da Mestra em Letras e doutoranda em linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Nicole Stallivieri, pesquisadora e assessora pedagógica da Editora Moderna.
A formação continuada para professores do ciclo de alfabetização é um processo essencial para aprimorar a prática pedagógica e garantir a qualidade da educação. Ela envolve o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores, abordando temas como metodologias de ensino, práticas de sala de aula, uso de tecnologias e desenvolvimento de competências socioemocionais.
“Investir na formação de professores alfabetizadores, é possível garantir que as crianças tenham acesso a um processo de alfabetização mais eficaz e significativo, desenvolvendo as habilidades necessárias para a leitura e escrita”, afirmou Nicole Stallivieri.
Foco na prática: A formação continuada oferece aos professores oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, promovendo a reflexão sobre suas práticas e a busca por novos conhecimentos e habilidades.
“O professor deve sempre estar renovando as suas práticas e informando sobre as novas metodologias de trabalho, ou até mesmo as antigas que ainda não foram exploradas. Não existe fórmula pronta e o professor deve sempre estar se redescobrindo no seu trabalho. Essas formações nos dão a esperança que iremos colher bons frutos desse trabalho”, garante a secretária de Educação, Mônica Magrini.
O subsecretário de Educação falou da importância da formação continuada, para que seja uma política de estado, com continuidade e investimentos consistentes, garantindo que os professores tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo de suas carreiras.
“É fundamental que a formação continuada promova o diálogo entre os professores, os formadores e a gestão escolar, considerando as experiências e perspectivas de todos os envolvidos”, garante Sergio Magalhães.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes
 
								 
								 
								 
								


 
								 
								 
								