E quem disse que métodos educacionais devem ser desimaginativos? Nada disso! A equipe de educadores provou nesta segunda-feira (26) que é possível unir tecnologia e criatividade na hora de ensinar. Foi realizada então, uma formação para professores de Língua Portuguesa voltada ao uso de jogos e brincadeiras no ensino da disciplina. O evento foi híbrido, tendo trocas de experiências profissionais tanto online quanto presencial, sendo ministrada pelo professor Professor Márcus Sobral, coordenador da diciplina no município.
Com o tema “O ensino de Língua Portuguesa através dos jogos e brincadeiras”, a formação discutiu o uso de Metodologias Ativas como estratégia para tornar as aulas mais participativas e eficazes. A proposta é apresentar ferramentas que estimulem o protagonismo dos estudantes e facilitem o aprendizado de conteúdos gramaticais, textuais e literários por meio de atividades lúdicas. Essa é uma maneira de promover dinamismo e aprendizado dentro da sala de aula sem monotonia.
Além da exposição teórica, o encontro convidou os participantes a compartilharem experiências práticas. Cada professor pôde apresentar uma atividade de sua autoria, com tempo reduzido, para garantir a participação de um número maior de docentes. A iniciativa visa promover o intercâmbio de ideias e valorizar as boas práticas que já acontecem nas escolas.
Programação do Evento:
- Turno da manhã: das 8h30 às 11h30
- Turno da tarde: das 13h30 às 16h30
A formação foi aberta a professores da rede pública, além de coordenadores e demais interessados na área.
Formação busca incentivar práticas criativas
Segundo a equipe de educadores, o objetivo é incentivar o uso de recursos didáticos alternativos, especialmente os que promovem o envolvimento dos alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa. A expectativa é de que o evento contribua para o fortalecimento da prática docente e a valorização da troca entre profissionais da educação.
Texto: Aila
Fotos: Cláudia Marinho


