Professores mantêm rotina das aulas realizando atividades online para os alunos

A pandemia do coronavírus vem mudando a vida e a rotina de muita gente, principalmente dos pais e dos alunos da rede municipal, que estão sem aulas a mais de um mês. Como muitos estudantes estão em casa, os familiares tentam conciliar as tarefas domésticas com as atividades escolares que diariamente são enviadas pelos professores. Manter o aprendizado das crianças e adolescentes nesse período de isolamento, sem dúvida, é o grande desafio que os professores vêm enfrentando durante a quarentena. Muitos deles falam da dificuldade em produzir ou mesmo propor atividades pela internet, que mantenha o interesse dos alunos pelos estudos e evite a perda do desenvolvimento pedagógico.

Para vencer esse desafio, muitos professores estão se “reinventando”, aprendendo novas linguagens e estratégias para diminuir o distanciamento com os alunos.

“Mesmo nesse período de quarentena, a educação não para. Fomos desafiados para minimizar os efeitos da distância física e aproximar nossos alunos de novas formas de interação com a aprendizagem. Os professores estão se reinventado, aprendendo novas linguagens, como a edição de vídeo, por exemplo, para sairmos das salas de aulas e ultrapassamos obstáculos e fronteiras para levar esse ambiente virtual de troca de informações e experiência para dentro das casas dos nossos alunos”, explica a professora do Rômulo Tude, Liliane Alves Nogueira Barbosa.

Professora Laila da Creche Municipal Nelson Gomes, fazendo o planejamento para mandar para os alunos.

Mesmo com as escolas fechadas, a produção de conteúdos e atividades para os alunos da rede municipal não pararam nesse período de quarentena. Os diretores, coordenadores pedagógicos e professores seguem trabalhando e têm disponibilizado conteúdos por meio da plataforma digital e das redes sociais, para que o estudante não deixe de aprender.

“Estamos vivendo um momento um tanto quanto diferente em nossas rotinas diárias. Em tempo de Pandemia do Covid 19, temos que repensar e refazer todas as nossas rotinas como educadores e pais. Não é fácil! Penso que com o fim dessa pandemia, todos nós sairemos mais fortes”, afirma a professora da escola municipal Maria Ferreira Carvalho, Vânia Almeida.

Professora Luciene Faria da Fonseca França de Mattos da escola Kingston Motta.

Rotina com os pais – Como muitos estudantes estão em casa, os familiares tentam conciliar as tarefas domésticas com as atividades escolares. A rotina deve respeitar os horários que normalmente a criança segue no dia a dia. Caso estude de manhã, então deve reservar o horário matutino um espaço para as atividades escolares. Em relação as tarefas, o ideal é praticar aquelas que podem ser feitas em conjunto. O conteúdo deve seguir a mesma linha do que a criança está aprendendo na escola. A dinâmica dos vídeos aulas preparadas pelos professores inclui as orientações das atividades que serão realizadas, além de sugestões de livros e filmes para completar o aprendizado.

Angélica Cardozo Duarte Drumond, mãe da aluna do Barãozinho, Julia Drumont, acessa o conteúdo enviado pela professora na parte da manhã.

“Seguimos uma rotina de estudos realizando as atividades no horário habitual das aulas, inclusive utilizando o uniforme da escola, explicou Angélica Cardozo Duarte Drumond, mãe da aluna do Barãozinho, Julia Drumont, que acessa o conteúdo enviado pela professora na parte da manhã.

Para o professor Elcio Nunes, todos sairão mais fortalecidos quando a pandemia terminar.

O professor Elcio Nunes está sentindo a falta das aulas presenciais e do calor humano dos alunos.

“É uma sensação estranha, diferente e desafiadora para um professor trabalhar à distância, longe de seus alunos e colegas. Sem ter o contato humano que nós brasileiros nos acostumamos. Deus queira que isso passe logo e possamos retomar a nossa rotina que tanto amamos: estar com nossos queridos alunos”, garante o professor.

Fotos: Rogério Rodrigues