Renovar o olhar do educador é abrir novos caminhos para os alunos. Pensando nisso, a Prefeitura de Rio Bonito promoveu na sexta-feira (27) uma importante Formação Continuada para professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e ampliar as estratégias de ensino que contribuem diretamente para o desenvolvimento das crianças hoje e no futuro.
Durante a formação, os educadores tiveram contato com novas abordagens que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Um dos destaques foi a apresentação do Projeto “Escolas Baseadas na Natureza”, desenvolvido pela Concessionária Motiva. A proposta busca transformar o espaço escolar em um ambiente mais vivo e acolhedor, onde a natureza é parte ativa da rotina pedagógica. O projeto incentiva a aprendizagem ao ar livre, a observação do meio ambiente, o uso de materiais naturais e o contato direto com o entorno como forma de estimular o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças. Com isso, promove uma relação mais sensível, sustentável e interativa entre o aluno, o espaço e o conhecimento, reforçando a importância do bem-estar como base para a aprendizagem significativa.
Outro eixo da formação foi voltado para a área da Matemática, com o tema “A Matemática no dia a dia: a ludicidade dos jogos em sala de aula”, ministrado por dois especialistas renomados na área: professor Diego Viug e professora doutora Liliana Costa. A proposta foi mostrar como o ensino da Matemática pode ser significativo, envolvente e acessível, utilizando jogos e atividades práticas como recurso para desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia e o gosto pela disciplina.
O professor Diego Viug é mestre em Matemática pela UERJ, bacharel e licenciado pelo Instituto de Matemática da UFRJ, e doutorando em Ciências Computacionais. É chefe do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II, onde também atua na formação de professores. Com ampla experiência na educação básica e no desenvolvimento de materiais didáticos, Diego tem contribuído para o ensino com foco na tecnologia e na preparação de alunos para olimpíadas matemáticas como OBMEP, OMERJ e Canguru.
Já a professora Liliana Costa é doutora, mestre, licenciada e bacharel em Matemática pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atua no Colégio Pedro II desde 2012 e tem se dedicado especialmente à formação de professores e à pesquisa sobre ensino de Matemática, com foco na abordagem das Mentalidades Matemáticas, que propõe um ensino mais inclusivo, confiante e conectado à realidade dos alunos.
Formações como essa são essenciais para garantir que os professores estejam sempre em sintonia com os novos desafios da educação. Elas contribuem diretamente para melhorar a aprendizagem, fortalecer a confiança dos estudantes e ampliar suas oportunidades no futuro. Uma educação de qualidade começa pela valorização de quem ensina.
Texto: Aila
Fotos: Marcelo Gomes