Com carinho, escuta e muita dedicação, a Prefeitura de Rio Bonito está transformando a forma de aprender e ensinar nas escolas municipais. Por meio do PROAPE (Programa de Apoio Pedagógico Especializado), a educação ganha um toque mais humano e inclusivo, acolhendo cada criança que precisa de um olhar especial para superar seus desafios e avançar em sua jornada escolar.
O programa agora está presente em mais três escolas, totalizando nove unidades da rede municipal que já contam com a iniciativa: Doutor Astério Alves de Mendonça, Doutor Kingston Guimarães de Souza Motta, Raulbino Pereira de Mesquita, Governador Roberto Silveira, Maria Ferreira de Souza Carvalho, Doutor Roberto Pereira dos Santos, Professor Honesto de Almeida Carvalho, Professora Maria Lydia Coutinho e Colégio Municipal Maurício Kopke. Em todas essas unidades, o PROAPE vem levando atenção, cuidado e suporte às crianças que necessitam de um acompanhamento mais individualizado em seu processo de aprendizagem.
O PROAPE foi criado para acolher e acompanhar alunos com Transtorno Específico de Aprendizagem, TDAH, Dislexia e também aqueles que apresentam dificuldades significativas no processo de aprendizagem. O programa oferece atendimento psicopedagógico especializado, com foco na inclusão escolar, no fortalecimento da autoestima e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
O objetivo do programa, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva, é resgatar alunos com acentuadas dificuldades escolares, transtornos de aprendizagem e histórico de repetência escolar (duas vezes consecutivas no mesmo ano ou três vezes de forma alternada), especialmente no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em dificuldades relacionadas à leitura, escrita e resolução de problemas.
O PROAPE já cumpre as determinações da Lei Federal nº 14.254/2021, que institui o acompanhamento integral para educandos com dislexia, TDAH ou outros transtornos de aprendizagem. A legislação prevê identificação precoce, encaminhamento para diagnóstico, apoio educacional na rede de ensino e suporte terapêutico especializado pela rede de saúde, promovendo uma atuação conjunta e eficaz entre Educação e Saúde.
Além do cuidado com os alunos, o programa também oferece suporte aos professores, com formações continuadas, orientações pedagógicas e apoio na realização de adequações curriculares. As famílias e a comunidade escolar também são envolvidas nesse processo, com orientações importantes para o acompanhamento e fortalecimento da trajetória escolar das crianças.
Durante as visitas às escolas, a equipe do PROAPE esteve junto de professores, gestores, responsáveis e estudantes, ouvindo demandas, celebrando avanços e reforçando o compromisso de que ninguém fica para trás quando o assunto é aprender com dignidade e respeito.
“O PROAPE é mais do que um programa educacional. É uma rede de apoio, afeto e escuta. Nossa missão é garantir que cada criança tenha as condições necessárias para aprender e se desenvolver”, destacou a secretária municipal de Educação, Mônica Magrini.
O que diz a Lei 14.254/2021: educandos com dislexia, TDAH ou outros transtornos de aprendizagem que apresentem alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita, ou instabilidade na atenção que impacte a aprendizagem, devem ter acompanhamento educacional específico. Suas necessidades devem ser atendidas por profissionais da rede de ensino, em articulação com a rede de saúde.
Quando houver necessidade de intervenção terapêutica, ela deverá ser realizada em serviços de saúde capacitados, com avaliação diagnóstica e acompanhamento por equipe multidisciplinar. Além disso, os sistemas de ensino devem garantir aos professores da educação básica acesso à informação e à formação continuada, assegurando um atendimento pedagógico qualificado e alinhado às demandas dos estudantes.
Texto: Aila