
O alinhamento de equipe é a chave para transformar ideias em grandes resultados. Pensando na construção sólida de políticas públicas efetivas para pessoas com deficiência (PCD), incluindo deficiência física, auditiva, visual, intelectual e/ou múltipla, a Secretaria Municipal de Inclusão realizou, nesta segunda-feira (31), no Auditório da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, o 1º Encontro da Secretaria Municipal de Inclusão (SECIS), no qual recebeu as demais secretarias e órgãos públicos para informar e esclarecer propostas de suma importância para a pasta municipal.
Para atender ao público-alvo da Inclusão, é necessário contar com uma gama de profissionais de múltiplas áreas para somar esforços nos atendimentos e promover uma evolução consistente. Pela manhã, Secretários(as) Municipais e/ou representantes, e/ou assessores(as) da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social ouviram as diretrizes importantes da secretaria e como cada pasta contribuirá dentro de suas possibilidades.
Já na parte da tarde, a Secretaria de Educação, com sua equipe diretiva, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais, além de professores da sala de recursos multifuncionais, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também participou deste encontro, que compartilhou ideias e projetos que estimulam a evolução da PCD dentro e fora da escola, de forma acolhedora e inclusiva.
Segundo a Secretária de Inclusão Social, Ayla Bragança, a colaboração de cada pasta municipal auxiliará em projetos que alcancem o público-alvo e suas famílias, como a identificação de pessoas com deficiência em escolas, igrejas e postos de saúde; propostas de inclusão para aqueles que não estão em idade escolar e, consequentemente, acabam não possuindo programas de inclusão social ao longo da vida, ficando isolados em casa. A dirigente da secretaria também afirmou o acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que auxiliará nas formações e capacitações de profissionais, como enfermeiros e médicos, considerando que o primeiro contato de uma pessoa com deficiência geralmente ocorre com o clínico geral na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Além disso, outros projetos sociais serão apresentados à sociedade de forma inclusiva, como cortes de cabelo especializados para autistas, que auxiliam nas dificuldades sensoriais desse público, por exemplo.
Falou-se sobre as políticas públicas para PCD e os pilares que as sustentam, como projetos familiares; pesquisas, estudos, formações e acordos de cooperação; articulações intersetoriais, mercado de trabalho para esse público, e projetos psicosociais, biopsicossociais e intersetoriais, com o auxílio de psicólogos, assistentes sociais e psicomotricistas.
“Quando eu conversei com a Ayla sobre a Inclusão, entendi que precisávamos dar um olhar especial a essas pessoas, precisamos fazer algo por elas”, disse o Prefeito Marcos Abrahão durante o Encontro. “Precisamos cuidar com ato de amor, porque vamos cuidar de pessoas”, complementou a Secretária Ayla Bragança ao fim da reunião.
Além das pastas envolvidas, o 1º Encontro da Inclusão Social contou com a presença de Paulo Rodrigues, responsável pela Ouvidoria Geral de Rio Bonito, o Secretário de Licitação, Compras e Contratos, Leandro Osawa, o Secretário de Cultura, Ricardo Leite, o Secretário de Comunicação, Ricardo Abrahão, a Secretária de Educação, Mônica Magrini, o Secretário de Esportes e Lazer, Tiago Bitesnik, o Vereador Teilor Cerqueira, representando a Câmara de Vereadores, e o Vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Carlos Magno.
Texto: Aila Pinheiro
Fotos: Júnior Moraes