
No Dia Mundial da Água (22), a Prefeitura Municipal de Rio Bonito realizou uma ação educativa sobre a importância do uso racional da água no centro da cidade, na Praça Fonseca Portela. A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil abordou os cidadãos da cidade destacando a importância de um consumo mais consciente e sustentável da água. A
relevância desse recurso natural para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos aguça a necessidade de aderir no dia a dia métodos e costumes de conservação para ambientes aquáticos, de modo que evite a poluição e contaminação desse recurso. Em somatória a sustentabilidade, a ação operou com distribuição de água potável em garrafas recicláveis de 500ml juntamente da distribuição de mudas de plantas nativas da cidade.
No Brasil, há vastos recursos hídricos, o que resultou na criação de uma cultura de descuido e desperdício de água. Contudo, o país enfrenta sérios desafios: diversos percursos d’água estão sendo contaminados por esgotos domésticos, resíduos industriais e agrícolas, e há uma falta de proteção dos mananciais mais importantes.

Em Rio Bonito, a situação não é diferente. Reconhecido como o berço das águas da região, o município também possui abundantes recursos hídricos, com uma extensa rede hidrográfica originada de nascentes nas encostas da Serra do Sambê e Tomascar. A cidade é cortada por rios que pertencem às Bacias Hidrográficas dos rios Caceribu e São João. No entanto, apesar da grande quantidade de mananciais e da vegetação que ajuda na proteção das águas, o crescimento urbano tem contribuído para a poluição dos recursos hídricos. Isso gera preocupação com a contaminação por lixo, produtos tóxicos e o descarte inadequado de esgoto doméstico, enquanto práticas como queimadas e desmatamento reduzem a capacidade de preservação e renovação desses recursos.
É mediante a isso que a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil continua a fiscalizar os recursos hidricos e ambientais. Lembre-se de que a água é um recurso precioso e finito. Use com responsabilidade, evite desperdícios e poluição. Cada atitude conta para garantir um futuro sustentável para todos.
Texto: Aila Pinheiro