Prefeitura proíbe estacionamento às margens da via férrea

O Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN) de Rio Bonito proibiu esta semana o estacionamento de veículos às margens da linha férrea, num trecho entre o Mercado Municipal e a Rodoviária (no sentido da Rua Presidente Arthur Bernardes em direção as Casas Bahia). Mesmo sendo irregular, o local era usado diariamente por vários motoristas que, muitas vezes, estacionava os veículos muito próximos dos trilhos que o trolley ferroviário de manutenção ficava paralisado por causa dos veículos mal estacionados. Para evitar o problema, a Guarda Municipal colocou placas de sinalização em toda extensão do trecho da via férrea para alertar os motoristas sobre a proibição e vem aplicando multas  para aqueles que insistem em estacionar no local. No lado oposto a linha férrea, próximo ao valão, o estacionamento continua liberado.

O trolley ferroviário de manutenção fica paralisado todas as vezes que os veículos são mal estacionados

O Diretor do Departamento de Trânsito, Lucinei de Souza Penco, explicou que essa medida foi tomada em conformidade com o Artigo 24, inciso 6° do Código Brasileiro de Trânsito (CTB),  que autoriza o poder público a executar a fiscalização de trânsito em vias terrestres, edificações de uso público e edificações privadas de uso coletivo, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis e as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e parada no exercício regular do poder de polícia de trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar, exercendo iguais atribuições no âmbito de edificações privadas de uso coletivo, somente para infrações de uso de vagas reservadas em estacionamentos.

A Guarda Municipal colocou placas de sinalização em toda extensão do trecho da via férrea proibido de estacionar.

“Mesmo com a colocação de dormentes para limitar proteger a linha férrea, vários motoristas não respeitava a sinalização e muitas vezes até estacionava sobre os trilhos. Muitas vezes o trolley ferroviário de manutenção ficava parado e impedido de passar, pois sempre tinha um carro estacionado num local indevido. Essa era uma situação comum de acontecer no Centro da cidade, que agora resolvemos de forma definitiva. O local está bem sinalizado com placas e quem insistir em estacionar na extensão da linha férrea será multado”, afirma o diretor do DEGETRAN.

Fotos: Galileu