Prefeitura libera servidores com mais de 60 anos para trabalhar de casa

A prefeitura ampliou as medidas de prevenção com o objetivo de orientar a população e evitar casos de coronavírus na cidade. No decreto publicado na quarta-feira (18), o prefeito José Luiz Mandiocão limitou o funcionamento da prefeitura que, até o dia 30 de março, vai executar apenas expedientes internos, sem atendimento ao público. Além disso, determina que servidores municipais, principalmente aqueles com mais de 60 anos, podem trabalhar de casa, em home office. Essa nova forma de trabalho, sem a necessidade de comparecimento presencial, faz com que os funcionários precisem se adaptar a uma nova rotina de trabalho.

Foi o que fez a assessora da Controladoria Geral do Município, Maria Ângela Mello Espíndola, de 60 anos, que transformou a sua casa “numa repartição pública”.

“É necessário ter foco para que o rendimento em casa não fique abaixo do que realizamos na Controladoria, dado que os pontos de distração são maiores. A estratégia para se manter produtivo,  mesmo trabalhando de casa, é sentar a mesa, não ficar no sofá ou na cama, e agir como se estivesse no trabalho mesmo”, afirmou a servidora.

O Centro Administrativo vai funcionar até o dia 30 de março, executando apenas expedientes internos, sem atendimento ao público, exceto para atendimento do Programa Concilia que ocorre na sede da Procuradoria Geral do Município/Setor de Dívida Ativa e que tem validade até o dia 26 de março.

Rede Sociais – Para que a comunicação não fique prejudicada com cada funcionário em um local, os secretários municipais recorrem a grupos de Whatsapp, que são transformados em salas de reuniões virtuais. Esse recurso vem sendo usado pela Controladora do Município, Thayani Ferreira Cunha, que mesmo com a prefeitura fechada para atendimento ao público, está trabalhando normalmente.

“Esse trabalho em “home Office” é só para servidores acima de 60 anos, e é considerado um trabalho normal. O funcionário cumpre uma carga horária diária, e a chefia imediata passa as tarefas que o funcionário vai executar. No caso da servidora Maria Angela, está analisando os documentos referentes a prestação de contas. No fim do dia ela faz um relatório com todas as atividades que executou e passa tudo pela internet”, explica a Controladora.

Ainda de acordo com o decreto, os servidores indicados para trabalhar de casa, deverão estar de prontidão para retornar ao local de trabalho quando convocados, sob pena de receber falta injustificadas e desconto no salário. Essas medidas não se aplicam aos servidores da área da saúde e da segurança, que são considerados essenciais nesse momento de crise.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura