Capacitação de servidores ajudará a informar a população sobre a mudança do sinal de TV. Sinal analógico será desligado município no dia 28 de novembro.
A prefeitura de Rio Bonito e a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil firmaram uma parceria nesta terça-feira, 14 de agosto, para o treinamento de servidores municipais. O prefeito José Luiz Mandiocão assinou o convênio nesta terça-feira (14) no novo Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, e contou com a presença da secretária de Promoção Social, Liliam Antunes, entre outros. O objetivo é levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 28 de novembro. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Rio Bonito e em outras 58 cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.
“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Kelly Cardozo, coordenadora local da Seja Digital.
A parceria com a Prefeitura de cidade prevê a capacitação de servidores municipais para atuarem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando até a casa das pessoas, por meio do trabalho de campo que realizam nas comunidades, informação e orientação sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital. Os servidores também darão orientação às famílias que têm direito ao kit. Cerca de 490 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos para as 59 cidades do interior do estado. Mais de 8 mil no município de Rio Bonito.
Pessoas que não sabem se têm direito ao kit, devem ligar gratuitamente no 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site sejadigital.com.br/kit para verificar e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.
Sobre a Seja Digital – A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.