A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Braçanã, que passou por obras de reforma e adequação, foi reaberto nessa terça-feira (2) pela secretaria de Saúde. Ao todo, são 27 unidades de saúde que estão passando por obras de recuperação e adequação espalhadas por todo o município. Os locais estão recebendo obras de padronização, com a colocação de pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência) quando necessitar, além da revitalização da fachada.
As obras de revitalização beneficiaram a unidade de saúde que ganhou novas portas (internas e externas), reforma do telhado, colocação de cerâmica nas paredes das salas de vacinas, curativos, nos consultórios médicos e odontológicos e também na cozinha, além de pintura geral e reforma da parte elétrica e hidráulica, entre outros.
Serviços Ofertados – Cerca de 500 pessoas são atendidas mensalmente na unidade de saúde, que conta com a oferta de serviços como: atendimento médico e odontológico, pré-natal, planejamento familiar, preventivos (exames), visitas domiciliares, clínica médica, e atendimento dos programas de hipertensão e diabete (Hiperdia), tabagismo e consulta de puericultura, para crianças menores de dois anos.
Equipes Multiprofissionais – Essas unidades de saúde atendem ao modelo de instalações e atendimentos implantados pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Paulo Sardinha