Prefeito decreta novas medidas para conter o avanço do Coronavirus

O prefeito de Rio Bonito anunciou novas medidas para intensificar o enfrentamento à pandemia de novo coronavírus. Além de suspender as aulas nas redes de ensino municipal, estadual e particular por 15 dias, acompanhando a determinação do governo Estadual de adiantar o recesso escolar de julho, por prevenção, José Luiz Mandiocão assinou novo decreto nessa terça-feira (17), que prevê uma série de medidas para reduzir a circulação de pessoas no município, entre elas a liberação do trabalho em “home office” para os servidores e a mudança no funcionamento da prefeitura que, até o dia 30 de março, vai executar apenas expedientes internos, sem atendimento ao público, exceto para atendimento do Programa Concilia que ocorre na sede da Procuradoria Geral do Município, no Setor de Dívida Ativa, e que tem validade até o dia 26 de março.

No decreto anterior, assinado na sexta-feira, 13, o prefeito já tinha estabelecido, entre outras coisas, a antecipação do recesso escolar por 15 dias, a criação do Gabinete de prevenção e a realização de busca ativa de todos os idosos e portadores de doenças crônicas a fim de proteger e orientar essa parcela da sociedade. Até o momento a cidade apresenta oito casos suspeitos, que estão sendo monitorados pela secretaria de Saúde e aguardam o resultado dos exames encaminhados ao Laboratório de Referência – Lacen (Noel Nutels).

Trabalho em Home Office – Uma das medidas que já estão em vigor em Rio Bonito, suspende os pedidos de férias e afastamentos de todos os servidores das secretarias municipais de Saúde, Segurança e Ordem Pública e de Fazenda. A recomendação é que todos retornem às suas funções de origem, para reforçar o combate ao coronavírus. Outra medida importante foi a liberação do trabalho remoto em “home office”, modalidade de prestação de jornada laboral em que o agente público realiza suas atividades específicas fora das dependências físicas da prefeitura, para servidores ativos e funcionários a partir de 60 anos de idade. Também ficam suspensas as atividades presenciais de capacitação, treinamento e demais eventos realizados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal que impliquem na aglomeração de pessoas.

Mudança no Atendimento – Também estão suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS) contratualizados no Hospital Regional Darcy Vargas e na Rede ambulatorial Credenciada ao SUS, com exceção das cirurgias oncológicas, por tempo indeterminado. As Unidades de Atendimento especializado (Centro de Saúde do Coração, Ambulatório Manoel Loyola da Silva Junior, Ambulatório Municipal de Boa Esperança, Centro de Reabilitação Maria Tais dos Santos Tavares, Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, Clinica da Família Dr. José Maio do Nascimento Lage e serviços oftalmológicos contatados) funcionarão com agendamento reduzido para as consultas eletivas, para evitar aglomerações. Também estão suspensas, temporariamente, novas marcações de consultas eletivas especializadas para o mês de abril.

Escala de Funcionários – Para os moradores do Centro da cidade e que não são cadastrados nas Unidades de Saúde da Família, a partir de agora a responsabilidade pelo fluxo de marcação dos exames e procedimentos será da equipe do Ambulatório Manoel Loyola da Silva Junior, não devendo haver circulação dos pacientes para marcação de consultas no Posto Central (em frente a Caixa Econômica). Além disso, todas as secretarias municipais irão promover ações para evitar aglomerações e circulação excessiva de pessoas nas repartições públicas municipais, inclusive definindo estratégias de escala/revezamento de turnos e/ou trabalhos remotos para os agentes públicos.

Segundo o prefeito José Luiz Mandiocão, o município vem seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, referente as medidas de combate e prevenção ao coronavirus.

“A orientação para a população é procurar as unidades de saúde de seus bairros, caso venha surgir alguns dos sintomas de gripe. Ressaltamos que não há até o momento, nenhum caso confirmado de coronavirus no município, e também que todos os profissionais de saúde estão trabalhando em função da prevenção da doença em nossa cidade. Portanto, não há motivos para pânico”, afirma o prefeito.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

17°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura