Praticantes do Centro de Equoterapia ganham festa

Brincadeiras, comidas típicas e diversão para todos os gostos. Esses foram alguns dos ingredientes que marcaram a confraternização realizada nesta terça-feira (17) no Complexo Agrícola Anísio Antunes de Figueiredo Filho, no bairro da Prainha, que contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, secretários municipais, além dos profissionais, familiares e crianças que são assistidas pelo Centro de Equoterapia de Rio Bonito, considerado uma referência em todo o estado do Rio de Janeiro. Além dos brinquedos, como pula-pula e piscina de bolas, teve distribuição de cachorro quente, algodão doce, pipocas, que fizeram a festa da criançada.

Pacientes com síndrome de Down, autistas, síndrome de charge, paralisia cerebral, entre outras patologias são atendidos no Centro, que é referência na região. A equoterapia atende crianças ou adultos, incluindo crianças com dificuldade de fala. O Centro de Equoterapia e funciona no km 9 da Via Lagos, Prainha, onde atende atualmente moradores de Tanguá, Itaboraí, Silva Jardim e Saquarema.

“O trabalho que é realizado aqui é muito bom. Eu não sei como seria o desenvolvimento da minha filha sem a equoterapia. As crianças são tratadas com muito amor e dedicação por todos os profissionais. Isso faz toda a diferença no resultado do tratamento”, afirma Marcelo Bizarelli, pai de Maria Fernanda, que há um ano participa do projeto.

De acordo com a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Letícia Sales, atualmente vinte crianças participam das atividades, que acontecem as terças e sextas-feiras, das 8 às 15 horas. Os praticantes, como são chamados os pacientes, precisam de um encaminhamento médico para ingressar no projeto. São avaliados por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, e encaminhados ao tratamento necessário.

“Este ano foi muito positivo, as crianças evoluíram bastante e possibilitou a entrada de novas pessoas. A procura é muito grande, mas temos uma limitação. Para ser atendido pelo Centro de Equoterapia é necessário ter indicação clínica, com encaminhamento médico”, explica a fisioterapeuta do projeto.

O prefeito José Luiz Mandiocão falou da importância  para a população de oferecer esse serviço no setor público.

“Sabemos da importância desse trabalho. Esse espaço aqui dentro do Complexo Agrícola de Rio Bonito já tem 12 anos. Somos uma das poucas cidades do país que oferece esse serviço no setor público. É um orgulho manter este projeto com atendimento que se tornou referência na região”, declarou o prefeito.

Fotos: Galileu e Rogério Rodrigues