Auxiliar o homem do campo, possibilitando o escoamento da produção rural e garantindo o direito de ir e vir de quem vive na zona rural. Esses são alguns benefícios oferecidos pela Patrulha Mecanizada de Rio Bonito, que integra o programa Estradas da Produção, desenvolvido pela EMATER/RJ, órgão vinculado ao Governo do Estado, que viabiliza máquinas e equipamentos para ações nas estradas rurais dos municípios. O programa em Rio Bonito é coordenado pela Secretaria de Agricultura, com o objetivo de promover melhorias nas estradas vicinais, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores e produtores rurais que dependem dessas vias para o escoamento da produção e o acesso aos serviços essenciais.
O programa também tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares do município, procurando fortalecer a infraestrutura rural, com a implantação de melhorias, de pequeno e médio porte, nas propriedades cadastradas com a utilização de uma patrol, dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Marmo, o atendimento com todo o aparato da Patrulha Agrícola Mecanizada não tem qualquer custo financeiro para o produtor
“O serviço com maquinário agrícola é destinado a pequenos e médios produtores do município. O objetivo é melhorar as condições das lavouras, estimular a produtividade e alavancar o desenvolvimento econômico da área rural sem custo nenhum para o produtor”, afirma o secretário.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


