A secretaria de Saúde intensificou a campanha Outubro Rosa que, durante este mês, promoveu ações de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha, que ocorre todos os anos, faz parte de um movimento mundial para promover maior acesso aos serviços de diagnósticos e prevenção à doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Durante todo o mês de outubro, foram executadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como exames, caminhadas, palestras, coleta e entrega de preventivos, entre outros, nas unidades de saúde.
O projeto “Saúde em Ação Outubro Rosa”, no Centro Ambulatorial Manoel Loyola, foi um dos projetos realizados neste mês com o objetivo de reduzir a demanda reprimida com atendimentos voltados à mulher como: Nutricionista, e exames laboratoriais, como mamografia da mama e ultrassonografia, fundamentais para prever o risco de tumores em sua fase inicial, entre outros.
“Essas ações do Outubro Rosa só foram eficazes porque garantimos o acesso aos exames preventivos. Hoje praticamente zeramos a fila de espera de mamografia e estamos trabalhando para zerar também a fila da ultrassonográfica no município”, afirma a secretária de Saúde, Cintia Machado.
Também aconteceu um evento em homenagens às mulheres que venceram o câncer, no Auditório no Centro Administrativo, compartilhando e agregando ainda mais conhecimento e experiência. O evento, que contou com a presença também de Dr. Edmar Lopes, médico oncológico responsável pela oncologia do município, e da médica e ginecologista, Dra. Danuse Mello, teve a participação de várias profissionais de saúde e servidores de várias secretarias.
“Foi um dia de celebrar a vida. Celebrar por essas mulheres não terem desistido da vida e de viver. Como elas mesmo disseram: lute, vale a pena viver”, comemorou a secretária de Saúde, que participou do evento.
Caminhada – Essa semana também aconteceu uma Caminhada Ecológica com a participação das moradoras do bairro Basílio, também alusivo Outubro Rosa. O evento, que teve aula de zumba e bate papo com o Dr. César, médico do ESF Basílio sobre prevenção ao câncer de mama, foi organizado pela secretária de Assistência Social em parceria com o CRAS e o ESF do Basílio.
Corrida – Neste sábado, dia 29 de Outubro, acontece a Corrida e Caminhada – Juntos pela Vida. A ação visa a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama (Outubro Rosa) e Câncer de Próstata (Novembro Azul), simbolizados pelos laços rosa e azul, respectivamente. O evento terá como ponto de encontro e concentração o Mercado Municipal, a partir das 7h.
A largada está prevista para as 8h, com o percurso sendo realizado na Bela Vista (2km e 4km) e sua chegada no Bosque da Bela Vista, onde acontecerão diversas ações como: apresentação musical do Movimento GPS e a Feira de Integração realizada pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A Doença – Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, por isso a importância do diagnóstico precoce, já que um tratamento adequado aumenta significativamente as chances de cura. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Jéssica Lessa