
A Operação Sossego voltou com força total. O Departamento Geral de Trânsito, com o apoio da Polícia Militar, realizou nas noites sábado (23) e segunda-feira (25) mais uma operação em Rio Bonito, com o objetivo de reforçar a segurança viária e reduzir a poluição sonora, provocada por motocicletas com escapamentos adulterados, entre outros delitos de trânsito no município, como motos sem placas, com licenciamentos atrasados e sem os itens obrigatórios de segurança (depenadas). Para inibir essa irregularidade, a secretaria de Segurança e Ordem Pública fez uma parceria com o 35º Batalhão de Polícia Militar para combater o barulho das motos, que é um dos principais motivos de reclamações dos moradores da cidade. Além de causar danos à saúde auditiva, essa é uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os agentes DEGETRAN e policiais militares fizeram operações em diferentes locais da cidade, que resultou na apreensão de 18 motos com a descarga adulterada, incluindo 3 motocicletas oriundas de Tanguá, cujos condutores estavam promovendo baderna e desordem na cidade. De janeiro a julho deste ano, a Operação Sossego já fez a apreensão de 134 motocicletas com algum tipo de irregularidades, que foram destinadas ao depósito municipal.

Segundo o prefeito Marcos Abrahão, a prioridade é “fazer de Rio Bonito uma cidade cada vez mais segura, ordeira e tranquila para todos os cidadãos, inclusive para nossos idosos, crianças e pessoas com hipersensibilidade auditiva, como os autistas”.
“A Operação tem como foco restabelecer a paz e o sossego, principalmente para crianças autistas, idosos e trabalhadores, que sofrem com o barulho excessivo e o comportamento irresponsável de alguns motociclistas”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Capitão PM Vandilson Farias.

A lei estabelece que a pressão máxima permitida para um veículo é de 80 decibéis. Conduzir uma moto com escapamento defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração de trânsito grave. As penalidades para este tipo de infração são: Multa de R$ 195,23, Cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
Texto: Denilson Santos
Fotos:Victor Mattos
